O grupo de 34 brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza deve finalmente conseguir atravessar a fronteira para o Egito nesta sexta-feira (10). A informação foi dada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Em nota publicada nesta quinta (8), o MRE esclareceu que “Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira.”
O grupo que será repatriado está abrigado nas cidades de Khan Younes e Rafah, na fronteira com o Egito, e deve ser levado para a cidade de Al Arish, situada a 53km da Faixa de Gaza. O governo egípcio já autorizou o pouso do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que está há três semanas no Cairo, aguardando a liberação dos brasileiros.
Diplomatas tratam o assunto com entusiasmo e cautela, dada a instabilidade do contexto de guerra. Estimativas dão conta de que o embarque para o Brasil deve ocorrer no sábado (11), com a chegada ao país prevista para o dia seguinte.
RELACIONADAS
+ Conflito Israel: avião da FAB chega ao Brasil com mais 69 repatriados
+ Cerca de 494 brasileiros já retornaram de Israel vindo em aviões da FAB