Alívio, satisfação, segurança e gratidão. Esses foram os sentimentos mais expressados por alguns dos 211 brasileiros que chegaram nesta quarta-feira (11), na Base Aérea de Brasília, no primeiro voo da Força Aérea Brasileira para repatriar brasileiros da região de conflito entre Israel e palestinos.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram


Na chegada a Brasília, os passageiros foram recepcionados pelo ministro da Defesa, José Múcio, pela ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e pelo tenente brigadeiro Damasceno, comandante da Aeronáutica.

Turistas, empresários, escritores, pastores, produtores de vídeo, aposentados que estavam em várias regiões de Israel foram acolhidos pela operação Voltando em Paz. A logística começou a ser organizada no último sábado (7) pelo governo federal, assim que teve início o conflito que já deixou milhares de mortos dos dois lados da fronteira.

O Pastor Egon Laufer, 59 anos, de Loanda, no Paraná, agradeceu ao trabalho da FAB de ter ido buscar os brasileiros e que o tratamento foi excepcional. Que estar no Brasil e saber que é um país de paz é a melhor sensação que poderiam ter de retornar ao Brasil.

“Nós tivemos alguns momentos que sentimos assim sem saber, sem ter uma noção de quando sairíamos daquela situação. E sem saber o que seria o dia de amanhã, principalmente quando começou a questão da guerra em si. Então nós vimos jatos, os mísseis, e nós tivemos duas situações que tivemos que ser colocado em bunker do hotel, algumas pessoas em pânico. A gente tinha uma certa paz mas ao mesmo tempo uma certa aflição”, detalhou.

Já a fisioterapeuta Laíza Matos, que estava com uma criança de colo de 3 anos, disse que a saída do país em conflito foi um alívio pois todos os voos estavam sendo cancelados quando começou a guerra e não tinham expectativa de vir embora.

“Quando a gente foi resgatada foi um alívio muito grande. O que aconteceu comigo creio em um Deus maior. Eu desejo paz e peço que orem por Israel. É um povo que ama aquela pátria, os soldados indo na maior alegria defender a pátria. Peço que orem por eles porque é um povo que merece ter paz”, declarou.

RELACIONADAS

+ Primeiro avião da FAB com resgatados da guerra em Israel chega ao Brasil

+ Aeronave com repatriados de Israel chega a Brasília nesta quarta-feira (11)

+ Pets de repatriados e refugiados de Israel terão entrada facilitada no Brasil