Ícone do site Portal Norte

Receita Federal divulga alterações no Imposto de Renda 2023; confira

Contribuinte deve ficar atento para saber como receber a restituição do imposto de renda primeiro - Foto: Divulgação/Receita Federal

31 de maio é a data limite para entrega do Imposto de Renda - Foto: Divulgação/Receita Federal

Mudanças na declaração do Imposto de Renda de 2023 foram divulgadas pela Receita Federal, nesta segunda-feira (27).

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Ministério da Fazenda, em Brasília. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O prazo de entrega do imposto de renda vai de 15 de março até 31 de maio de 2023. Ou seja, o programa será liberado para ser preenchido somente em 15 de março. 

Para quem quer receber a restituição do imposto de renda mais cedo, é preciso preencher e enviar os dados no início do prazo.

O pagamento começará a ser realizado em 31 de maio de 2023. 

Os primeiros lotes, conhecidos como prioritários, são compostos por idosos acima de 80 anos, depois os acima de 60 anos, pessoas com algum tipo de deficiência.

Também são considerados prioritários os contribuintes que têm como principal fonte de renda o magistério. 

Além disso, contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou que optarem por receber a restituição por meio do PIX podem receber antes dos demais contribuintes. 

A declaração pré-preenchida será oferecida desde o início do prazo para entrega do documento.

Ela é ofertada a partir de outro documento, que é a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue à Receita Federal até o final de fevereiro.

A declaração do IR pode ser feita pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou app.

Se chegar até setembro e não ocorrer a restituição, pode ter cometido algum tipo de erro durante a declaração, segundo o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca.

Cronograma dos lotes do imposto

RELACIONADAS

+ Nova regra: 13 milhões de contribuintes não pagarão Imposto de Renda

+ Prazos para entrega do Imposto de Renda 2023 são divulgados; confira

Quem é obrigado a declarar o IR em 2023? 

A estimativa para este ano da Receita Federal é que entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações sejam realizadas durante o prazo de entrega. 

Para comparação, em 2020, foram cerca de 32 milhões. Em 2021, foram 34,2 milhões de declarações entregues. Já em 2022, foram 36,3 milhões. 

Segundo o auditor fiscal José Carlos, como a tabela do imposto de renda não foi atualizada – a última correção foi em 2015 -, é natural a entrada de novas declarações. 

No entanto, o auditor ressaltou que houve a retomada do percentual de empregados no ano passado, que é outro fator que pode contribuir para o crescimento do número de declarações. 

Sair da versão mobile