Ícone do site Portal Norte

STF determina retorno de Ibaneis Rocha ao comando do Distrito Federal

Ibaneis Rocha foi afastado do governo do DF por 90 dias pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ibaneis reforça que oposição não tem candidato ao Senado . Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O retorno imediato do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ao comando do estado foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (15).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e enviou parecer favorável ao retorno do gestor.

Ibaneis foi afastado por Moraes, por 90 dias, após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O afastamento terminaria no dia 9 de abril.

Segue investigação sobre Ibaneis Rocha

Na decisão, Moraes disse que a investigação do caso não mostra indícios de que o governador afastado estaria impedindo o trabalho de apuração ou destruindo provas.

Com a comprovação, o ministro entendeu que não há justificativa para manter o afastamento de Ibaneis do cargo de governador. 

“O momento atual da investigação – após a realização de diversas diligências e laudos – não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida”, disse Moraes.

RELACIONADAS

+ Defesa de Ibaneis pede ao STF retorno do governador do DF ao cargo

+ Ibaneis Rocha pretende questionar afastamento do governo do DF

+ PGR cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Ibaneis, no DF

Ainda segundo declaração do ministro, o retorno à função pública do governador não poderá “comprometer à presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas”, enfatizou.

O inquérito que investiga a suposta omissão de Ibaneis e outras autoridades na contenção dos atos violentos na capital federal continua em tramitação.

Sair da versão mobile