A amazonense Anne Moura assumiu nesta terça-feira (30) a coordenação do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos em Brasília.

Ela foi indicada por unanimidade por representantes de 13 partidos para a coordenação do Fórum.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ao Portal Norte a coordenadora destacou que participa do fórum desde o ano de 2018 e que recebeu a indicação com alegria e emoção.

“O fórum é uma organização que junta todas as mulheres, de vários partidos nacionais, que trabalham por um único lema: para fortalecer a participação das mulheres na política”, destacou.

O Fórum foi fundado há 17 anos, em 2006, e luta pela manutenção e ampliação de direitos das mulheres.

No fórum, elas pleiteiam que 30% dos recursos partidários assim como do tempo de rádio e TV sejam direcionadas para as filiadas e candidatas.

Embora a participação feminina venha crescendo desde a primeira eleição em que as mulheres puderam votar e serem votadas em 1932, ainda é pequena diante da bancada masculina.

Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos tem 17 anos de atuação e defende ampliação da presença feminina na política - Foto: Divulgação
Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos tem 17 anos de atuação e defende ampliação da presença feminina na política – Foto: Vitória Freire /Elas por Elas

As participantes do fórum argumentam que diversas pesquisas demonstram que a maior participação e eleição de mulheres aumentam os índices sociais das cidades e diminuem a mortalidade infantil pelo fato delas terem um olhar mais sensível para com as necessidades dos outros.

“O Fórum é um espaço pluripartidário que busca articular, debater e garantir uma maior participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão”, afirmou Anne Moura.

Anne Moura foi aclamada por Dora Pires (PSB), Kátia Lobo (MDB), Cristiana Almeida e Mary Cruz (REDE), Niege Todrigues (PSOL), Juliete Matos (Cidadania), Shirley Torres (PV), Daniele Costa (PCdoB, Teresa Nelma (PSD), Cida Santos (Solidariedade), Luciana Loureiro (PSDB), Miguelina Vecchio (PDT) e Lídia Moura (PMN).

“Nosso objetivo é consolidar os avanços já alcançados, ampliar conquistas e combater a violência política de gênero que ainda distancia mulheres da vida pública. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Anne.

A nova coordenadora destaca ainda que a população pode esperar atuação efetiva na fiscalização do percentual destinado às mulheres na política.

“Vamos nos organizar junto ao TSE, junto a bancada feminina, junto a todas as instituições possíveis para ajudar na fiscalização e no cumprimento da regra de mais mulheres na política”, finalizou.

Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos tem 17 anos de atuação e defende ampliação da presença feminina na política – Foto: Vitória Freire /Elas por Elas

Quem é Anne Moura

A amazonense, que acumula larga experiência dentro do PT e deu o primeiro passo na busca por cargo eletivo no Poder Executivo na última eleição, quando concorreu ao cargo de vice-governadora ao Governo do Amazonas numa chapa estruturada com o MDB, foi escolhida por representantes de partidos diferenciados.

Ela possui vasta experiência política como secretária Nacional de Mulheres do PT.

Anne foi a mais jovem filiada a ocupar o cargo de secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico do partido.

Também foi responsável pela criação do Projeto Elas Por Elas, que tem impactado positivamente na capacitação e formação de mulheres candidatas. O trabalho a tornou referência na América Latina.

Além disso, atuou como membro do Foro de São Paulo, da Federação Brasil da Esperança e da Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina (Copppal).