Ícone do site Portal Norte

Bolsonaro teve intenção de ‘desmoralizar instituições’, diz PDT no TSE

O advogado do PDT, Walber Agra, durante o julgamento, disse que a reunião do Ex-presidente Bolsonaro com embaixadores teve o objetivo de "desmoralizar as instituições" brasileiras -Foto: Reprodução/TV Justiça

O advogado do PDT, Walber Agra, afirmou durante o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, que a reunião com embaixadores teve o objetivo de "desmoralizar as instituições" brasileiras de forma internacional -Foto: Reprodução/TV Justiça

O advogado do PDT, Walber Agra, afirmou nesta quinta-feira (22), durante o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, que a reunião do então presidente, com embaixadores teve o objetivo de “desmoralizar as instituições” brasileiras de forma internacional.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Será que vamos entrar novamente em estágio de cegueira coletiva? Como não há fato? Houve uma reunião com claro desvio de finalidade para desmoralizar as instituições e de forma internacional, o que é grave. Utilizou-se bens públicos para finalidades eleitorais e várias vezes”, declarou o advogado.

O PDT é o autor da ação, por isso o advogado da sigla fez uma sustentação oral na sessão.

O advogado se refere sobre a reunião do então presidente com embaixadores, em 18 de julho de 2022, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.

O encontro foi transmitido por redes e canais oficiais do governo.

O TSE analisa se o ex-presidente deve ser condenado por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Se for condenado, Bolsonaro pode ficar inelegível por 8 anos.

A defesa de Bolsonaro alegou ao TSE que a reunião com embaixadores não teve caráter eleitoral.

Os advogados também afirmaram que as falas sobre as urnas fizeram parte de um “debate de ideias” para aprimorar o sistema de votação do país.

RELACIONADAS

+ AO VIVO: TSE realiza julgamento de Jair Bolsonaro

+ Julgamento do TSE que pode tornar Bolsonaro inelegível começa nesta quinta

+ ‘Indicativos não são bons’, diz Bolsonaro sobre julgamento do TSE

O que diz Bolsonaro

Nesta quarta-feira (21), véspera do julgamento, Bolsonaro concedeu uma entrevista no Senado.

O ex-presidente disse não ver motivos para perder os direitos políticos e defendeu o arquivamento da ação.

Sair da versão mobile