Ícone do site Portal Norte

‘Pacote da Democracia’ prevê 40 anos de prisão para quem tentar matar ministro do STF

Congresso Nacional - Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Congresso Nacional - Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O chamado “Pacote da Democracia” foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (21), em Brasília.

Segundo o presidente Lula (PT), o envio da série de projetos de lei tem o intuito de defender o estado democrático de direito.

Entre as medidas está uma pena de até 40 anos de cadeia para quem tentar matar ministros do STF, Procurador Geral da República e presidentes dos poderes.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O envio ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua família serem hostilizados durante uma viagem ao exterior.

As imagens do aeroporto de Roma foram entregues a Polícia Federal na quinta-feira (20) e comprovam a versão do ministro.

Pacote da Democracia

As medidas foram batizadas pelo governo federal de “Pacote da Democracia”.

O anúncio foi feito durante a cerimônia que estabeleceu as restrições ao uso de armas de fogo.

O texto também prevê:

– pena de 6 a 12 anos para quem organizar ou liderar movimentos antidemocráticos;

– pena de 8 a 20 anos para quem financiar movimentos antidemocráticos;

– pena de 6 a 12 anos, mais pena correspondente à violência, para crimes que atentem contra a integridade física e a liberdade das autoridades da República.

Além disso, caso o crime seja cometido por funcionário público ou representante eleito, haverá a perda automática do cargo, função ou mandato eletivo.

“Os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que culminaram em gravíssimos danos contra os Poderes do Estado e ao patrimônio público, demonstraram que o tratamento penal aos crimes contra o Estado Democrático de Direito precisa ser mais severo, a fim de que sejam assegurados o livre exercício dos Poderes e das instituições democráticas, o funcionamento regular dos serviços públicos essenciais e a própria soberania nacional” diz o texto.

RELACIONADAS

+ Lula pede ajuda para evitar gafes em discursos

+ Programas alimentares são sancionados pelo governo; saiba detalhes

Apreensão de bens

Um Projeto de Lei que prevê apreensão de bens, bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros nos casos de crimes contra o Estado Democrático de Direito, também foi apresentado.

Para entrar em vigor, as medidas devem ser votadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.  

Sair da versão mobile