Após votação ocorrida, nesta quarta-feira (19), em assembleia geral os auxiliares e técnicos de enfermagem decidiram adiar a greve da categoria até a próxima quarta-feira (26).

O motivo do recuo dos profissionais, se deve ao fato de que os enfermeiros chegaram a um acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF). Além disso, os profissionais concordaram em aguardar a contraproposta.

Próximos passos

Após o GDF apresentar sua proposta, os profissionais da enfermagem decidirão em assembleia geral nesta quarta-feira se continuam com a greve ou aceitam o acordo. O movimento teve início, nesta segunda-feira (17), com aprovação unânime do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (Sindate-DF).

O deputado distrital, Jorge Viana (PSD) fica contente com a possibilidade de desfecho entre governo e enfermeiros após diálogos. Segundo o deputado, o fato do GDF ter proposto um tempo para apresentar uma solução mostra que o movimento está sendo respeitado.

“Eu acredito que a decisão [de suspender a greve] foi um acerto. Porém, caso não haja uma proposta razoável ou até mesmo nem haja uma reunião na quarta-feira que vem, os técnicos e auxiliares vão parar por tempo indeterminado. E eu dou total apoio à categoria”, disse Jorge Viana.

Motivos da greve

Em negociações com o GDF, os enfermeiros pedem pela reestruturação da carreira, reajustes salarias e a nomeação de profissionais aprovados em concursos. Além disso, algumas salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estavam temporariamente fechadas.

Contudo, apesar da decisão de adiar os protestos o sindicato ainda está em estado de greve, o que significa que o mesmo pode a qualquer momento retomar as manifestações.

Afinal, os profissionais ainda não tem garantias de que suas exigências serão de fato atendidas e, muito menos, a contraproposta do governo chegou a mesa do Sindate-DF.

Com informações do Metrópoles.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.