Ícone do site Portal Norte

Expulsão de alunos deficientes de colégio militar gera polêmica

Expulsão de alunos deficientes de colégio militar gera polêmica.

Expulsão de alunos deficientes de colégio militar gera polêmica. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A expulsão de estudantes com deficiência do Colégio Militar Tiradentes (Distrito Federal), entre 2023 e 2024 gerou polêmica por parte dos familiares. Segundo as informações divulgadas, ao menos três alunos foram expulsos neste período.

De um lado o colégio que justifica a expulsão alegando o mal desempenho dos alunos ao longo deste tempo. Já do outro, os pais acusam a instituição pela falta de acolhimento. O Colégio Militar Tiradentes, é gerido pela Polícia Militar do DF (PMDF).

Entenda o caso da expulsão

No caso da primeira expulsão, o estudante saiu da escola por não atender aos requisitos estabelecidos pela mesma. Já os outros dois, apresentaram um desempenho abaixo do esperado e reprovaram duas vezes, causando a expulsão.

Segundo apurações do Metrópoles, os pais dos alunos desligados da instituição fizeram muitas críticas a metodologia usada. Conforme os familiares, o colégio não adota uma política de acolhimento para alunos, diagnosticados como Pessoas com Deficiência (PCDs).

Ademais, as famílias apresentaram uma denuncia no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e à Defensoria Pública (DP), contra a instituição militar de ensino. Entretanto, a PMDF nega todas as acusações.

Leia mais: Ônibus no DF aceitarão cartões de crédito a partir de 1° de Julho.

Falta de apoio

Segundo as famílias, no ano passado 58 alunos diagnosticados com transtornos ficaram de recuperação devido a falta de apoio necessário nos dias letivos. Desse total, 7 receberam reprovação.

Além disso, a falta de assistência por parte dos professores e funcionários do colégio teria provocado ainda a perseguição de alguns estudantes, que sofreram com bullying.

Conforme a PMDF, a afirmação dos pais de que os alunos estariam sendo perseguidos é falsa e também que o foco da instituição é garantir o melhor aprendizado ao aluno.

“Reiteramos que a afirmação de que nossos estudantes neuroatípicos estão sendo perseguidos não condiz com a realidade. Trabalhamos continuamente para criar um ambiente inclusivo, onde todos os alunos são respeitados e valorizados”, disse a polícia militar.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile