O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha determinou, nesta terça-feira (25), que alguns trechos do Projeto de Lei Complementar (PLC) N° 41/2024 sejam vetados. Entre eles está o trecho da construção de motéis nas quadras 700 e 900 das Asas Sul.

O PLC dispõe sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).

Trechos vetados

Além dos motéis na Asa Norte e Sul, o governador também vai vetar o trecho que prevê a construção de alojamentos no Parque dos Pássaros. Com isso, a possibilidade de haver um camping no local está fora de cogitação.

Veja outros vetos determinados pelo governador:

  • Permissão para comércio no setor das embaixadas;
  • Alteração nos lotes da W3 Sul;

Contudo, a alteração no texto do PPCup é pontual e Ibaneis reforça a importância do projeto para Brasília. Ibaneis também afirma que os vetos não prejudicarão o texto.

“O Ppcub traz modernidade e desenvolvimento sustentável e responsável para a nossa cidade. Foi um projeto discutido na sociedade e votado somente após estar maduro. Os vetos que estamos fazendo são pontuais e não trazem qualquer prejuízo para o projeto”, disse Ibaneis.

A decisão de alterar o texto partiu do chefe do Executivo local após uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh). Entretanto, o PPCub segue gerando insatisfação no Congresso Nacional.

Ademais, senadores discutiram o texto na Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, nesta terça-feira e fizeram duras críticas ao projeto. Segundo a presidente da comissão, senadora Leila Barros (PDT-DF), é inadmissível que os brasilienses aceitem as condições impostas pelo PPCub.

Além disso, a mesma afirma que a população deve “rejeitar qualquer tentativa de mercantilizar Brasília ou comprometer o ordenamento territorial em prol de interesses econômicos irresponsáveis”.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.