Nesta quinta-feira (25) muitos atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reclamaram da falta de proteínas no refeitório da vila olímpica de Paris (França). Os esportistas seguem treinando para sua estreia nas olimpíadas 2024.

Ainda em abril deste ano, o Comitê organizador dos jogos olímpicos de Paris informou às delegações que reduziria a quantidade de produtos animais servidos. Saiba o porque que a proteína é tão importante para atletas.

Importância da proteína

Em qualquer prática esportiva seja nos treinos, seja em uma prova das olimpíadas de Paris os atletas estarão sujeitos a um desgaste muscular.

Diante disso, o consumo adequado de alimentos ricos em proteínas é de extrema importância para os atletas, pois agem de modo a restaurar a musculatura após o exercício.

Além disso, a proteína é essencial aos atletas, pois auxiliam no crescimento e manutenção muscular, fortalecem o sistema imunológico e evitam que o atleta tenha problemas de rompimento da musculatura.

Redução de alimentos de origem animal

Entretanto, o que causou a indignação de muitos esportistas brasileiros em Paris é a redução de proteínas e o acréscimo, em grande parte, de alimentos de origem vegetal servidos aos atletas.

Ao todo, serão 13 milhões de refeições servidas aos atletas olímpicos e desse total 60% são alimentos totalmente a base de plantas. Entre estes alimentos está o shawarma vegetariano, risoto de quinoa, entre outros.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.