Na noite deste domingo (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento à nação.

Lula fez um balanço dos primeiros 18 meses de sua gestão à frente do Governo Federal.

Ele destacou o crescimento econômico, o controle da inflação, a retomada dos programas sociais e dos empregos com carteira assinada.

Além disso, Lula citou a reinserção do país no cenário internacional: “O Brasil recuperou seu protagonismo”.

O presidente afirmou que, embora previssem um crescimento do PIB de 0,8%, o Brasil cresceu quase 3% no ano passado. 

Lula destacou o aumento do salário-mínimo acima da inflação e a redução contínua da inflação.

“A inflação está sob controle e caindo. Mais de dois milhões e 700 mil empregos foram criados e a taxa de desemprego é a menor em 10 anos. Isentamos do imposto de renda quem ganha até dois salários mínimos”, disse.

Lula também mencionou conquistas sociais, como a eliminação da fome para 24 milhões de pessoas, o fortalecimento do SUS, o retorno da Farmácia Popular com novos remédios gratuitos.

Adicionalmente, ressaltou o aumento das vagas em creches, a ampliação de recursos para universidades e a abertura de 100 novos Institutos Federais. 

Além disso, ressaltou a redução de 52% no desmatamento da Amazônia e a recuperação do protagonismo do Brasil no cenário internacional.

Lula também comentou que levará ao G20, o grupo das economias mais importantes do mundo, a pauta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Além disso, afirmou que vai propor a taxação dos super-ricos. Em novembro, o Brasil sediará a reunião de cúpula do G-20.

“Este é o resultado de uma diplomacia ativa e altiva: o mundo voltou a acreditar no Brasil, na capacidade do nosso povo e em nosso compromisso com a democracia”, finalizou.

Veja na íntegra: