Nesta segunda-feira (29), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e grupos de esquerda comemoraram a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela.

Nas redes sociais, o MST publicou duas notas em comemoração ao resultado eleitoral com uma delas assinada apenas pelo MST e outra com mais movimentos de esquerda.

No total, foram 11 movimentos, que incluem a Juventude do PT (Partido dos Trabalhadores), além da Marca Mundial de Mulheres , Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), entre outros.

“Em meio a uma campanha fascista promovida pela extrema direita venezuelana e internacional, que antes mesmo da votação e dos resultados já bradavam fraude e não respeito aos resultados, a Soberania do Povo Venezuelano e o seu direito ao voto prevaleceram. A transparência e o rigor marcaram a jornada eleitoral, que contou com diversas auditorias e mais de 900 observadores e acompanhantes do processo eleitoral de mais de 100 países. Nós, membros de dezenas de organizações sociais, partidos e movimentos populares brasileiros, somos prova da idoneidade e lisura do processo, e viemos a público parabenizar Maduro e o povo venezuelano por sua reeleição”.

Afirmaram os movimentos em nota.


É possível conferir a publicação da nota na íntegra:

Vitória de Nicólas Maduro nas eleições da Venezuela

Ainda nesta segunda, as votações na Venezuela resultaram na reeleição de Nicolás Maduro, anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), com 80% dos votos apurados. Cerca de 5,150 milhões de votos (51,2%) garantiram a permanência do presidente por mais seis anos.

Contudo, em menos de 24 horas, líderes de países como Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Costa Rica e Guatemala já declararam que não reconhecem a vitória do ditador Maduro.

Além disso, no âmbito nacional, a oposição também demonstrou duras críticas contra a reeleição e cobram a posição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.