Após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciar a vitória de Nicolás Maduro nas eleições, críticas surgiram ao redor do mundo.
No Brasil, parlamentares da oposição usaram as redes sociais nesta segunda-feira (29) para lamentar a reeleição de Maduro para a presidência do país.
Após questionar o sistema eleitoral brasileiro, Nicolás Maduro agora enfrenta dúvidas sobre o resultado das eleições, uma vez que pesquisas apontavam seu adversário, Edmundo González, como líder de votos.
O senador Marcos Rogério (PL-RO) disse que espera transparência nos resultados: “Não é o que vemos até agora”.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) escreveu: “Reconheça a derrota, Maduro, e caia fora!”. A parlamentar também postou um vídeo em que a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, questiona o resultado e aponta irregularidades.
Além disso, sobre a falta de comentários do presidente Lula, Zambelli acrescentou: ” Lula vai continuar passando pano para seu amigo ditador?”.
Já o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) destacou a falta de legitimidade da vitória de Maduro.
Anteriormente, ele havia postado uma indireta ao presidente Lula: “E ai ladrão??? Vai falar??”, disse Gayer.
Por fim, o deputado Marcel Van Hattem ( Novo-RS) escreveu que “foi mais um golpe de Maduro sobre os venezuelanos”.
Brasil na Venezuela
Neste domingo (28), o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, desembarcou em Caracas, a capital venezuelana, para acompanhar as eleições.
Nesta segunda-feira (29), Amorim afirmou nas redes sociais que “é motivo de satisfação que o dia tenha transcorrido tranquilo, sem incidentes significativos na Venezuela. Houve participação expressiva do eleitorado”.
Amorim também destacou a expectativa do governo brasileiro de que os candidatos à Presidência da Venezuela respeitem o resultado das urnas.
Ele ressaltou ainda que não se pode afirmar que houve fraude. Além disso, ele considerou a situação complexa.
Leia + sobre papel do Brasil na mediação das eleições na Venezuela
O Itamaraty disse em nota que acompanha a apuração com atenção e que aguarda a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral com dados por mesa de votação.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.