A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta segunda-feira (29) a formalização de um acordo para integrar a rede da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).
A organização reúne os fabricantes de vacinas para o Sul Global, a fim de unir esforços para dar respostas mais rápidas a doenças infecciosas e ameaças epidêmicas e pandêmicas.
A Cepi está fazendo um investimento de US$ 17,9 milhões (aproximadamente R$ 92 milhões). Assim, as duas instituições irão colaborar para diversificar as capacidades de fabricação de vacinas de Bio-Manguinhos/Fiocruz.
O financiamento também vai otimizar os processos de fabricação e capacidades tecnológicas para fortalecer o suprimento regional de vacinas. A iniciativa também vai aprimorar capacidades, como o envase e a finalização de imunizantes.
O investimento se baseia no histórico de Bio-Manguinhos na produção de vacinas de alta qualidade em grande escala. Ao mesmo tempo, expandirá sua capacidade existente de atuar como um centro de fabricação. A instituição será capaz de fornecer rapidamente vacinas para ensaios clínicos para a região em caso de um futuro surto.
Cepi
Fundada em 2016, a Cepi é uma parceria inovadora entre organizações públicas, privadas, filantrópicas e da sociedade civil.
Sua missão é acelerar o desenvolvimento de vacinas e outras medidas biológicas contra ameaças epidêmicas e pandêmicas. Além disso, torná-las acessíveis a todas as pessoas que precisem.
A organização estabeleceu o processo denominado Missão dos 100 Dias. O objetivo é reduzir o tempo necessário para desenvolver vacinas seguras, eficazes e globalmente acessíveis contra novas ameaças para apenas cem dias.
O CEO da Cepi, Richard Hatchett, afirma que expandir a capacidade global de fabricação de vacinas é crucial para fortalecer as defesas coletivas contra surtos.
“A expertise renomada em fabricação de Bio-Manguinhos/Fiocruz e suas crescentes capacidades de resposta rápida estão posicionadas para desempenhar um papel vital na ampliação do acesso a vacinas na região e além. Esta crescente rede de fabricantes apoiada pela Cepi, dedicada ao acesso no Sul Global, está ajudando a equipar melhor o mundo para responder de forma mais rápida e equitativa às ameaças futuras de pandemia”, disse Hatchett.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.