O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes se pronunciou, nesta segunda-feira (29), cobrando os países que compõem o G20.

O titular da pasta fez um apelo para que as lideranças concentrem seus investimentos na preparação contra desastres naturais.

Na visão de Waldez Góes há uma necessidade de fortalecer comunidades vulneráveis de modo que não sofram as consequências de catástrofes. Em 2024, as enchentes no Rio Grande do Sul mostraram um claro exemplo da falta de investimentos nesta área.

“Para garantirmos que a vulnerabilidade da maioria da população em risco seja abordada, precisamos reorientar a forma como são feitos os financiamentos e os investimentos, direcionando esforços e recursos para infraestruturas, sistema de alertas precoces, recuperação, reabilitação ou desenvolvimento sustentável”, disse o ministro.

Ajuda do G20

De acordo com o ministro, somente no Brasil há 10 milhões de pessoas que vivem em áreas de risco e sem preparação para desastres naturais. Além disso, Góes reforça que essas desigualdades precisam ser abordas nos encontros do G20.

Leia mais: Brasil está pronto para enfrentar novas pandemias, diz ministra

“É imperativo que nos unamos em um objetivo comum: garantir que todo financiamento e investimento, tanto do setor público, quanto privado, crie resiliência e aborde as desigualdades, afirmou Waldez Góes.

Dessa forma, as mudanças climáticas assombrosas que vem acontecendo impõem desafios para muitos países do G20 de modo que juntos encontrem formas de diminuir o número de áreas de risco.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.