Em 2023, o Brasil recebeu 192.021 imigrantes venezuelanos. O número é 18% superior ao registrado em 2022. Ou seja, entraram no país, no ano passado, 30.646 venezuelanos a mais que no ano anterior.
Com estes números, o país atingiu a terceira posição no ranking de principais destinos da população na América Latina.
Mundialmente, o Brasil é a quarta nação que mais acolhe venezuelanos, atrás apenas da Colômbia, Peru e Estados Unidos, respectivamente. Atualmente, entram pela fronteira, em Pacaraima, até 400 pessoas por dia.
Dados oficiais indicam que, desde 2017, quando o governo brasileiro passou a monitorar o fluxo migratório, 1.028.634 de venezuelanos entraram no país
Desde 2017, quando o governo federal passou a monitorar o fluxo migratório, 1.028.634 de venezuelanos entraram no país – desses, 53% permaneceram em solo brasileiro.
Operação Acolhida
Em resposta ao intenso fluxo migratório de venezuelanos na fronteira entre os dois países, o governo brasileiro criou, em 2018, a Operação Acolhida. O objetivo é garantir atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos.
O projeto promove a realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dessas pessoas, dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil. Além disso, busca novas oportunidades de integração socioeconômica e cultural.
De acordo com dados do governo, a Operação já acolheu mais de 125 mil migrantes e refugiados da Venezuela. Curitiba (PR) e Manaus (AM) são os municípios que somam maior número de beneficiários da ação.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.