O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta terça-feira (30). A conversa, que durou cerca de meia hora, foi sobre o impasse eleitoral na Venezuela.

Partiu do governo norte-americano a iniciativa da interlocução.  Biden queria ouvir de Lula a posição do governo brasileiro sobre a crise política venezuelana.

Até o momento, nenhum dos dois governos ainda se manifestou oficialmente sobre o que foi conversado entre os dois presidentes.

Crise

A eleição presidencial na Venezuela aconteceu neste domingo (28). O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, apontou a vitória do atual presidente Nicolás Maduro por 51,2% dos votos. O oposicionista Edmundo Gonzalez teria ficado em segundo lugar.

No entanto, a oposição alega que houve fraude no processo eleitoral e que Edmundo, na verdade, foi o vencedor.

A Venezuela tem vivido sob forte tensão, com protestos da população e reação violenta da polícia.  Segundo o UOl, ao menos sete mortes relacionadas às eleições ocorreram desde a noite do domingo.

Além disso, organismos internacionais, candidatos de oposição e protestos na Venezuela aumentam a pressão sobre o CNE para que divulgue as atas com os resultados por mesa de votação.

O Escritório da ONU para Direitos Humanos denuncia a repressão na Venezuela após a eleição deste fim de semana, pede transparência no sistema de apuração e cobra investigações contra violações de direitos humanos.

“Manifestações estão ocorrendo em pelo menos 17 dos 24 estados da Venezuela, incluindo a capital. Centenas de pessoas foram presas, inclusive crianças”, denunciou Volker Turk, alto comissário da ONU para Direitos Humanos.

Nicolás Maduro está no poder desde 2013. Desde então, ele ganhou duas eleições. A oposição e organismos internacionais acusaram, em ambas ocasiões, desrespeito às regras de transparência e aos princípios democráticos.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.