Ícone do site Portal Norte

Venezuela: Lula e Biden conversam sobre Crise Eleitoral e Papel do Brasil

Maduro, não foi reconhecido por grande parte da comunidade internacional.

Nem o Brasil, nem os Estados Unidos reconheceram a vitória de Maduro até o momento. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conversar na tarde desta terça-feira (30) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a crise eleitoral na Venezuela e as tentativas do Brasil de obter as atas que poderiam certificar a vitória de Nicolás.

Maduro, não foi reconhecido por grande parte da comunidade internacional.

A Casa Branca informou na noite de segunda-feira (29) que Biden e Lula conversarão às 15:30h (horário de Brasília), e a pauta deve se concentrar na crise desencadeada na Venezuela diante das incertezas sobre a legitimidade do pleito apresentado, pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país sul-americano sem uma contagem de votos definitiva e detalhada. 

Nem o Brasil, nem os Estados Unidos reconheceram a vitória de Maduro até o momento. O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse, nesta segunda-feira (29), que os Estados Unidos têm “sérias preocupações de que o resultado anunciado não reflita a vontade ou os votos do povo venezuelano”.

Lula enviou seu assessor de assuntos internacionais e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que se reuniu com Maduro e pressionou para ter acesso às atas eleitorais que certificam a vitória do atual presidente venezuelano sobre Edmundo González Urrutia, candidato da principal coalizão opositora, e outros oito concorrentes.

Nesta segunda, Amorim se encontrou com Maduro, ele reforçou o entendimento do Brasil de que é necessário mais transparência com o candidato da oposição, Edmundo González.

Celso Amorim deve se encontrar com Lula assim que desembarcar no Brasil, nesta terça (30), para passar as impressões do processo eleitoral na Venezuela.

A expectativa é de que, só a partir dessa conversa, o presidente brasileiro se pronuncie sobre o posicionamento do governo federal em relação ao assunto.

O papel do Brasil como mediador na crise venezuelana

O Brasil tem desempenhado um papel importante no processo de “estabilização política” da Venezuela.

De acordo com fontes diplomáticas, o Brasil, juntamente com a Colômbia, poderá assumir uma posição no processo de estabilização do país vizinho.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile