O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou nesta quarta-feira (31) áreas de queimadas no Mato Grosso do Sul, região de Corumbá.

Na ocasião, o presidente sancionou a Política de Manejo do Fogo. A lei prevê o uso controlado e consciente do fogo para prevenir e combater incêndios florestais, conservar ecossistemas e respeitar práticas tradicionais.

A política nacional, de uma maneira geral, visa prevenir incêndios florestais, reduzir danos e aumentar a capacidade de enfrentamento.

Além disso, o projeto disciplina o uso do fogo no meio rural, substituindo-o por outras técnicas. A medida também proíbe a supressão de vegetação nativa com fogo, exceto para queima controlada de resíduos.

Por fim, permite o uso do fogo em práticas agropecuárias em situações específicas e para pesquisa científica aprovada por instituições reconhecidas.

Nas redes sociais Lula disse que ficou emocionado com o esforço para apagar o fogo e restaurar o bioma.

Além disso, destacou que a sanção da Lei de Manejo do Fogo fortalece nossa política de preservação ambiental.

Segundo o governo federal, a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios, a sociedade civil e as entidades privadas implementarão a política em cooperação.

Incêndios no Pantanal

O Ministério do Meio Ambiente divulgou um boletim nesta terça-feira (30) informando que há 890 profissionais do Governo Federal em campo.

Entre eles, 491 são das Forças Armadas, 351 do Ibama, ICMBio, 38 da Força Nacional de Segurança Pública e 10 da Polícia Federal.

Além disso, 15 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros, e 33 embarcações estão em operação.

A Pasta informou que controlou 82 focos de incêndio registrados, extinguiu 45 e tem 37 ativos, dos quais 20 estão controlados.

Veja imagens do sobrevoo:

Imagens: Ricardo Sturcket

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.