O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (30), que o PT tem autonomia para reconhecer a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela. Maduro venceu as eleições e chegou ao seu segundo mandato como presidente.
Ainda nesta segunda-feira (29), o Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota reconhecendo a reeleição do venezuelano. Na visão do partido, a vitória de maduro foi “pacífica, democrática e soberana”.
“Eu acho que o PT fez o que tem de fazer. O PT não tem de pedir para o governo para fazer as coisas. O PT é um partido que tem autonomia, embora seja o meu partido, não precisa pedir licença para mim”, afirmou Lula.
PT é alvo de críticas
A declaração do PT recebeu diversas críticas de outros parlamentares que ficaram indignados pela sigla reconhecer o resultado as eleições da Venezuela, que para muitos é duvidoso e questionável.
Dessa forma, o PSB interpretou a nota do PT como polêmica e afirmou que o governo de Maduro é uma ditadura e que há uma violação dos direitos humanos e da democracia por parte do mesmo.
Acusações de fraude
Muitos parlamentares questionam o resultado das eleições alegando que houve fraude , ainda não comprovada. Além disso, o próprio Lula afirmou que é preciso aguardar a confirmação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela.
Leia mais: Venezuela: PSB critica PT e chama governo de Maduro de ditadura
A entidade tem até sexta-feira (2), portanto, para divulgar as informações oficiais acerca do resultado do pleito.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha disse que não houve interferência de Lula na divulgação da nota e que “o PT tomou uma posição que cabe ao partido tomar”.
Com informações do Poder 360.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.