Um feto de 30 semanas morreu na barriga da mãe, após a mulher de 28 anos transmitir para o bebê a febre do Oropouche.

O Ministério da Saúde (MS) confirmou o caso, que ocorreu no estado de Pernambuco, nesta sexta-feira (2).

As gestantes devem tomar cuidado redobrado, pois a doença pode ser transmitida para o feto durante a gravidez ou até mesmo no parto. 

A pasta investiga oito casos de transmissão vertical de Oropouche, sendo quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre.

“Quatro casos evoluíram para óbito fetal e quatro casos apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia”, destaca o ministério em nota. 

As secretarias estaduais de saúde e especialistas investigam para concluir se há relação entre “Oropouche e casos de malformação ou abortamento”, disse a pasta.

Casos da doença no Brasil

Os últimos dados divulgados mostram que no país havia 7.286 casos de Oropouche confirmados, em 21 estados brasileiros. 

Os estados que têm maior índice da doença são o Amazonas e Rondônia. Além disso, uma morte foi em Santa Catarina e é investigada.

Transmissão

A transmissão da Febre do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido como Culicoides paraensis (maruim), mais conhecido como mosquito-pólvora.

Além disso, o Ministério da Saúde afirmou que está monitorando a situação da doença no Brasil por meio da sala de Arboviroses.

De acordo com a pasta, um plano de enfrentamento contra a transmição vai ser divulgado nos próximos dias e as doenças como dengue, zika e chikungunya estarão incluídas

“Na nota técnica do Ministério da Saúde haverá recomendação de medidas de proteção para evitar ou reduzir a exposição às picadas dos insetos, seja por meio de recursos de proteção individual com uso de roupas compridas, de sapatos fechados e de repelentes nas partes do corpo expostas, sobretudo nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde. Também haverá o reforço de medidas de proteção coletiva, tais como limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, recolhimento de folhas e frutos que caem no solo, uso de telas de malha fina em portas e janelas”, destacou o ministério.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.