O Brasil e o Chile assinaram, nesta segunda-feira (5), 19 acordos bilaterais em áreas do turismo, ciência e tecnologia, entre outras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ao Chile para reforçar as relações entre os dois países.

Durante o encontro, Lula e o presidente Gabriel Boric firmaram acordos que buscam diversificar o comércio entre os países mantendo um equilíbrio.

Em discurso conjunto com Boric, Lula reforçou sobre a necessidade de parceria para combater as emergências climáticas nos dois países.

“Os incêndios de 2023 no Chile e as enchentes deste ano no Sul do Brasil põem em xeque o negacionismo climático e reforçam a necessidade de cooperação. A proposta chilena de estabelecer um mecanismo regional de resposta a desastres conta com nosso respaldo e nosso apoio”, disse Lula.

Entre os acordos assinados, está um tratado que visa melhorar as ações dos países no combate ao crime organizado e tráfico de drogas.

Lula busca Integração

Ao cumprir agenda política no Chile, o presidente Lula busca retomar a integração com os demais países da América do Sul. Fruto da parceria entre os países, muito em breve um corredor Bioceânico ligará portos do Chile ao centro-oeste brasileiro.

Leia mais: Venezuela: Lula reforça desejo de transparência sobre as eleições

Além disso, os presidentes discutem maneiras de tornar os serviços de fronteira e logística ágeis e modernos. Portanto, os portos chilenos vão desempenhar parte central da logística para o acesso a mercados do pacífico.

Ademais, os líderes também assinaram um acordo que cria um plano de ação voltado ao turismo entre os países. Dessa forma, o plano prevê diversas iniciativas que visam facilitar ainda mais o fluxo turístico entre Brasil e Chile.

O reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação nos países também está entre os acordos bilaterais firmados hoje.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.