Ícone do site Portal Norte

Venezuela: Atas eleitorais podem ser entregues nesta semana

Venezuela: Atas eleitorais podem ser entregues nesta semana.

Atas eleitorais não são entregues. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) pode entregar ao Judiciário, nesta semana, as atas eleitorais da eleição presidencial de 28 de julho.

Os documentos contém informações acerca do número total de votos por local de votação. O CNE não cumpriu o primeiro prazo estabelecido, que determinava a entrega das atas na última sexta-feira (2).

O conselho alegou que a demora na entrega dos documentos é resultante de um ataque cibernético, que teria atrasado os trabalhos do mesmo.

Diante disso, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) solicitou também a entrega de documentos que comprovem os danos causados pelo problema.

Atas eleitorais

Ainda na última sexta-feira, o TSJ determinou o prazo de 3 dias úteis para que o Conselho apresente as atas eleitorais confirmando o resultado das eleições.

A decisão é consequência de um recurso apresentado pelo presidente Nicolás Maduro, para que o Poder Judiciário apure sobre os eventos relacionados ao período eleitoral.

Leia mais: Lula chega ao Chile para fortalecer relações e discutir crise na Venezuela

Durante a sessão, o colegiado esperava a presença do candidato da oposição, Edmundo Gonzáles, mas o mesmo não compareceu.

Dessa forma, Gonzáles usou suas redes sociais para explicar a ausência na reunião e disse que não era o seu dever prestar explicações sobre o pleito e sim do CNE.

Informações falsas

No último fim de semana, o governo de Maduro acusou a oposição de revelar atas falsificadas com informações que comprovavam a suposta vitória de González na corrida eleitoral.

Segundo o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, mais de 9,4 mil documentos eram falsos.

“Detectamos uma grande farsa com mais de 9,4 mil atas forjadas pela ultra direita venezuelana, o que é uma verdadeira fraude”, disse Rodríguez.

Além disse, Maduro alega que as atas não continham informações completas como assinatura do operador e de outros membros da mesa, dos fiscais, entre outras.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile