Ícone do site Portal Norte

TCU revela problemas sobre emendas do Orçamento ao STF

TCU revela problemas sobre emendas do Orçamento ao STF.

TCU revela problemas sobre emendas do Orçamento ao STF. Foto: Francisco Aragão/Flickr.

O Tribunal de Contas da União (TCU) disse, nesta terça-feira (6), ao Supremo Tribunal Federal (STF), que os dados das emendas do orçamento apresentam problemas.

De acordo com o TCU, as informações existentes ou estão incompletas ou simplesmente estão “pulverizadas e desencontradas”.

A entidade apresentou os apontamentos durante uma discussão no STF para determinar a decisão do ministro Flávio Dino. Dino havia solicitado auditoria das emendas parlamentares liberadas até 2020 pelo Congresso Nacional.

O ministro ainda impôs restrições sobre a realização do pagamento dos valores, que deveriam conter transparência e rastreabilidade.

Dessa forma, a Controladoria Geral da União (CGU) afirmou haver falta de transparência por parte do sistema que registra as transferências de valores realizadas pelo governo.

Emendas

Diante das informações apresentadas pelas entidades, a comissão criada para determinar a decisão final do caso vai apresentar um mapeamento das emendas no dia 21 de agosto.

Leia mais: Pantanal: Chamas já consumiram 1,3mi de hectares e voltam a aumentar

Além disso, Flávio Dino analisou na semana passada um pedido da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Dessa forma, a entidade pediu esclarecimentos sobre o pagamento das emendas PIX criadas em 2019.

As emendas PIX são transferências de valores feitas pelos parlamentares diretamente aos estados e municípios do Brasil, sem a necessidade de projetos.

Entretanto, a decisão de Dino estabelece que as próximas transferências os parlamentares precisarão apresentar planos de trabalho com detalhes acerca das reais finalidades da emenda.

Ademais, o ministro também determinou que:

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile