Os líderes partidários do Senado Federal farão um esforço concentrado na próxima semana para votarem os projetos da desoneração da folha e reequilíbrio da dívida dos estados.

Os senadores tomaram a decisão na reunião de líderes, desta quinta-feira (8), que contou com a presença do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Diante disso, os textos ainda passam por análise dos parlamentares.

Durante entrevista, o senador Izalci Lucas (DF) explicou os senadores decidiram realizar sessões na próxima semana para discutir e votarem os textos em definitivo.

“Ficou acertado que nós vamos fazer semana que vem uma sessão presencial e depois outra no início de setembro. As demais serão semipresenciais”, disse o senador.

De acordo com o calendário debatido, os senadores também consideraram o período das eleições municipais, que costumam esvaziar o Congresso Nacional.

Muitos parlamentares viajam para seus municípios e estados para ajudar os partidos na corrida eleitoral.

Dívida dos estados e desoneração

Dessa forma, o projeto referente a dívida dos estados pode ser votado na próxima terça-feira (13) e o texto ainda passa por ajustes do relator Davi Alcolumbre (União-AP).

O Senado tem recebido pressão de alguns estados do Brasil que desejam uma solução ainda em 2024. Portanto, o relator quer definir pelo menos três possibilidades para a quitação dos valores.

Leia mais: Conta de luz vai baixar: Governo antecipa R$ 7 bi da Eletrobras para reduzir contas

Já o projeto referente a desoneração da folha de pagamentos, ainda depende de um consenso entre os senadores e o governo. Além disso, a maior divergência entre as partes é um termo que aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Entretanto, a medida não é do desejo de todos e embora os senadores não concordem, o governo faz esforço para a inclusão da mesma.

“A oposição tem uma posição muito clara e que me pareceu muito evidente no colégio de líderes, que é a posição majoritária, inclusive de líderes dos mais diversos partidos, de não aceitar qualquer tipo de aumento de carga tributária”, disse o senador Marcos Rogério (PL-RO).

Com informações da CNN.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.