O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na sexta-feira (9), que continuará aumentando o salário mínimo e estendendo o benefício para aposentados.

O discurso do presidente responde a propostas de desvincular os benefícios da Previdência Social do salário mínimo, visando proteger as finanças públicas sem comprometer os reajustes da remuneração mínima dos trabalhadores.

“Estou feliz porque, nesses 2 anos, nós já aumentamos o salário mínimo em 11%”, disse o presidente durante participação da cerimônia de inauguração do Contorno Viário de Florianópolis (SC), em Santa Catarina.

Lula criticou opiniões contrárias ao aumento do salário mínimo.

“Tem gente que acha que eu não deveria aumentar o mínimo porque atrapalha a Previdência. E eu vou continuar aumentando o mínimo porque quem ganha um salário mínimo tem que ser respeitado e tem que trabalhar para comer. Por que eu vou tirar o direito de um aposentado receber o aumento do salário mínimo?”, questionou Lula.

O presidente da República falou, ainda, sobre o Programa Pé-de-Meia, que oferece bolsas para ensino médio voltado a estudantes de baixa renda, e desqualificou críticos da ação.

“Tem gente que fala: ‘o Lula está gastando dinheiro desnecessário’. Quem pensa isso tem o filho estudando no estrangeiro”, criticou.

Salário mínimo

O salário mínimo foi reajustado de R$1.320 para R$1.412, um aumento de 6,97% que reflete a alta de 3,85% do INPC até novembro de 2023 mais um crescimento da economia de 3% em 2022. 

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.