Ícone do site Portal Norte

CNU: mais de 54 mil candidatos solicitaram atendimento especial

CNU

O CNU disponibilizará 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato - Foto:Daniel Cymbalista/Fotoarena

O Concurso Nacional Unificado (CNU) terá atendimento especial para 54.219 candidatos. A aplicação das provas será no próximo domingo (18). Há mais de 2,11 milhões de inscritos no certame.

A solicitação do apoio especial se deu no momento da inscrição no concurso. A ação abrange pessoas com deficiência (PcD), pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), gestantes e lactantes. 

Além desses, candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações também recebem apoio.

Dentre as solicitações há salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, auxílio para leitura/transcrição, além de tempo adicional para a conclusão das provas.

Solicitantes

Dos 54,2 mil candidatos que pediram atendimento especial, 43.926 se inscreveram como pessoas com deficiência (PcD).

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é o órgão responsável pelo concurso. Segundo a pasta, houve 7.035 solicitações de atendimento especial relacionadas ao transtorno de espectro autista (TEA).

Além disso, o MGI informou que há um total de 1.551 gestantes e 1.874 lactantes. Este público solicitou apoios como sala de fácil acesso, apoio para perna e pé, além de mesa e cadeira separadas.

Provas especiais

Do total de candidatos que solicitaram apoio especial,  7.126  receberão kits específicos de provas no próximo dia 18. Cerca de 47 mil (86,8%) pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes.

O CNU disponibilizará 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato.

Os kits são, principalmente, para 3.650 candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva, informa a coordenação do processo seletivo.

Este público receberá provas com a fonte do texto ampliada (com macrotipos tamanho 18 ou 24), para facilitar a leitura de pessoas com baixa visão.

Haverá também prova com auxílio de ledor vidente (pessoa que realiza a leitura); provas em braile, DVD com videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), DVD com prova adaptada para leitor de tela, entre outros recursos.

Para mais informações sobre o CNU, acesse a Área do Candidato.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

* Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile