Setores do turismo em Belém, no Pará, estão se unindo para criar roteiros que combinam imersão na floresta, gastronomia regional e sistemas produtivos sustentáveis. 

O objetivo é aproveitar as oportunidades do turismo sustentável, como a atração de investimentos e o aumento da competitividade. Além disso, buscam superar os desafios de articulação entre os atores envolvidos nessas agendas.

Parys Fonseca, empreendedor do setor de hospedagem, desenvolveu um modelo de negócio que integra a experiência de imersão na Amazônia com hospedagem sustentável. 

Com apoio do Sebrae Pará, ele adotou uma estrutura modular reciclável. Ela reduz o impacto ambiental e mantém a temperatura estável sem necessidade de refrigeração artificial. “A instalação foi rápida, em duas semanas já estava alugando. O módulo é termoacústico e se adapta ao ambiente”, afirmou Fonseca.

Localizado na Ilha do Murucutu, o empreendimento de Fonseca oferece aos visitantes uma experiência completa, desde dormir imerso na floresta amazônica até desfrutar de gastronomia regional sustentável. 

“O próximo passo é criar uma rota para os turistas conhecerem a cadeia produtiva do palmito de açaí, semelhante à do cacau na Ilha do Combu. O Sebrae tem sido fundamental nesse processo”, destacou.

COP30 em Belém

Segundo Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, a escolha de Belém como sede da COP30, em 2025, antecipou o alinhamento das agendas sustentáveis na região. 

“O evento destacou a Amazônia e incentivou práticas sustentáveis no turismo, promovendo um modelo mais responsável e alinhado com as metas climáticas globais”, afirmou Magno.

Um diagnóstico elaborado pela Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT) apontou desafios na articulação entre turismo e sustentabilidade. No entanto, o turismo sustentável traz oportunidades, como parcerias que agregam valor aos destinos. 

Este diagnóstico subsidiou o Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que estabelece diretrizes para tornar o Brasil o destino mais visitado da América do Sul até 2027, com foco em cooperação, sustentabilidade e transformação digital.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.