O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará, nesta terça-feira (13), três ações que podem cassar o mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).

As irregularidades teriam sido cometidas por Denarium em 2022, e isso também pode causar a anulação das eleições daquele ano e também envolve o vice-governador Edilson Damião (Republicanos).

Quem é Antonio Denarium

Nascido em Goiânia, o político se chama Antonio Oliverio Garcia de Almeida, tendo adotado o Denarium (termo para dinheiro ou centavo, em latim) após o sucesso de uma de suas empresas, que leva o mesmo nome.

Seu mandato como governador, iniciado em 2019, foi o primeiro cargo público que exerceu, após ser nomeado interventor federal no estado pelo então presidente Michel Temer (MDB).

Após uma aliança com Jair Bolsonaro (PL), Denarium foi reeleito no primeiro turno de 2022 com 163.167 votos, correspondendo a 56,47% do total.

Antes de entrar na política, Denarium era empresário no setor de agronegócio e da pecuária.

Ele tem, nos últimos anos, atuado para beneficiar garimpeiros da sua região. Diante da crise humanitária que afetou yanomamis em Roraima, Denarium chegou a negar publicamente os dados e saiu em defesa dos garimpeiros. 

Ele também defende o fechamento da fronteira do estado com a Venezuela, tema que atraiu Bolsonaro para uma aliança política na última eleição.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.