O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta terça-feira (13) o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, discutiram cooperação e investimentos entre a província argentina (correspondente aos estados brasileiros) e o Brasil.

“Trouxemos propostas de investimento. As empresas brasileiras que operam na Argentina estão concentradas, em grande parte, na província de Buenos Aires. A província representa cerca de 40% da produção total e 50% do produto industrial da Argentina”, afirmou Kicillof após a reunião.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, também participaram do encontro. Mais cedo, Kicillof se reuniu com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin.

Kicillof, um dos principais opositores do presidente argentino Javier Milei, foi ministro da Economia no governo de Cristina Kirchner. Ele se reelegeu como governador de Buenos Aires no ano passado.

Em sua fala, Kicillof destacou a importância da integração regional para o desenvolvimento dos dois países.

“Vemos muitas oportunidades e acreditamos que a integração regional é uma das chaves para o sucesso de ambos os países”, disse ele, reforçando o interesse em parcerias nos setores de energia, petróleo e indústria de gás.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.