O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (12) o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) no Instagram. A medida ocorre três meses depois de o parlamentar voltar a ter acesso ao seu perfil.

Além disso,  na mesma decisão, Moraes também determinou o bloqueio de R$ 50 milhões das contas bancárias do parlamentar. 

A decisão acontece após o bolsonarista fazer novos ataques ao Judiciário e ao próprio ministro. 

O senador vem intensificando suas críticas à Corte e a Alexandre de Moraes em suas postagens. Em um vídeo, do Val declarou que “o cerco estava se fechando contra Moraes” e que pretendia levar o caso a tribunais internacionais.

Em outra postagem, o parlamentar diz que “Moraes é considerado como o brasileiro mais perverso que já existiu em toda a história do nosso país. Seu nome está associado a uma série de crimes contra a humanidade”. 

Áudio deliberadamente distorcido

Há também mensagens no X onde Marcos do Val agradece o apoio recebido, como o dos deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).  Em outras postagens o senador demonstra sua gratidão a personalidades como os multi bilionários Elon Musk e Donald Trump.

Do Val reage nas redes

Marcos do Val foi à rede X, ainda nesta segunda-feira (12), acusar as decisões de serem inconstitucionais e de “abuso de autoridade”.  

Segundo o senador, “o que estamos vivendo é uma flagrante contravenção e um desrespeito não só à minha pessoa, mas a todo o Senado Federal, que está sendo desmoralizado por uma medida arbitrária que viola o princípio da dignidade humana e a imunidade parlamentar”.

O senador também alegou que “o bloqueio da verba indenizatória, essencial para o exercício de suas funções, impede a realização das atividades do mandato, como a locomoção para Brasília e o pagamento das despesas de gabinete, tanto na capital quanto na base regional”. 

Marcos do Val também alegou custear as despesas médicas de sua mãe. “ Tenho como minhas dependentes como declarado no imposto de renda, minha filha e as despesas vitais, como o plano de saúde de minha mãe, que enfrenta um tratamento contra o câncer”, postou.

A deputada Carla Zambelli questionou, também no X, o posicionamento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).  “Vossa Excelência vai permitir que isso aconteça debaixo de vossas narinas?”, escreveu. 

Deus e Jesus na causa

O senador Marcos do Val também traça um paralelo entre sua jornada e o martírio de Jesus Cristo. 

“Deus prepara os escolhidos de maneira única. As missões que Ele nos coloca são frequentemente marcadas por sofrimento e dor, assim como foi a passagem de Cristo no deserto. Há momentos em que pensamos em recuar, pois o preço parece ser muito alto”, postou no início de agosto, sempre no antigo Twitter, hoje, X.

 Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.