Uma petição pública a favor do impeachment do ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, foi iniciada em 16 de agosto e já acumula 875.041 assinaturas, aproximando-se de 1 milhão de participantes.

Essa petição foi motivada após as revelações publicadas pela Folha de S. Paulo, que revelou o uso do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para realizar pedidos extraoficiais do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Os pedidos serviam para embasar inquéritos de sua relatoria contra bolsonaristas no STF.

A petição está aberta no site Charge.org para qualquer cidadão participar. Basta adicionar o nome, sobrenome e email.

Trata-se do maior atentado à democracia já testemunhado pelo povo brasileiro, em que um Ministro do STF usa ilegalmente o aparato estatal para perseguir alvos por ele pré-determinados, que não possuem foro por prerrogativa de função para serem investigados por ele próprio, no âmbito da Suprema Corte ou do Tribunal Superior Eleitoral.“, afirma a descrição da petição.

Escolhe os investigadores a dedo, ordena clandestinamente a produção de dossiês e a fabricação de crimes inexistentes, já estipulando previamente as penas, participa de julgamentos em situações em que, em tese, seria a vítima, emite juízo antecipado de valor na imprensa sobre processos ainda não julgados por ele, tudo fora do devido processo legal, ignorando a ampla defesa e sem ser provocado do Ministério Público Federal, titular da ação penal, com evidente viés de vingança e ao total arrepio da lei“.

Impeachment de Alexandre de Moraes

Com a repercussão do caso, parlamentares da oposição intensificam a pressão para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e o impeachment de Alexandre de Moraes.

Além disso, na semana passada, vários deputados e senadores se mobilizaram e anunciaram a intenção de protocolar um pedido de impeachment contra Moraes no dia 9 de setembro.

Paralelamente, o pastor Silas Malafaia está organizando uma manifestação em apoio ao impeachment de Alexandre de Moraes, agendada para o Dia da Independência, em 7 de setembro.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.