Discussões sobre desinformação, tecnologia, modelos de negócio, entre muitos outros temas fazem parte da Alright Summit, evento que ocorre ao longo de toda esta quarta-feira (21), promovido pela pela startup brasileira de mídia Alright, que conecta em sua rede mais de 400 veículos regionais de mídia brasileiro.
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fará uma participação especial às 14h, falando da campanha “A Mentira Destrói o Seu Voto”, que o Tribunal está lançando como forma de conscientizar o eleitorado com relação à desinformação, chamada por muitos de fake news.
A campanha é feita em parceria com 12 associações e instituições jornalísticas e tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”. O Portal Norte, que já participa de iniciativas de combate à desinformação, estará presente no evento. A diretora de negócios digitais, Maria Luiza Borges, media um dos painéis.
Evento Online e Presencial
O evento pode ser acompanhado no canal da Alright no Youtube a partir das 10h e as inscrições podem ser feitas no site da startup. Iniciado às 10h, o encontro se estenderá até as 18h, com discussões que prometem abordar as principais estratégias para fortalecer a mídia regional e combater os desertos de notícias, um dos grandes desafios do jornalismo brasileiro.
A Alright Summit ocorre de forma ininterrupta, com transmissão pelo canal da Alright no YouTube, permitindo que participantes de todo o país acompanhem as palestras e painéis. A programação da tarde será transmitida diretamente de Brasília-DF, no Sesi Lab, em um evento presencial reservado apenas para convidados.
Além da ministra Cármen Lúcia, mais de 30 especialistas e líderes do setor de comunicação participarão do evento, entre eles Regina Bucco, diretora executiva da Aner; Sara Bushwitz, CEO do Grupo Flow; Ricardo Fiorotto, do Google; Eduardo Lundgren, da Netflix; Sergio Lüdtke, do Projor; Vitor Bellote, da Seedtag; Almir Rizzatto, da Escola Digitalista; e Marina Pitta, da SECOM Governo Federal.
Segundo dados do Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), 2.712 municípios brasileiros, que abrigam cerca de 30 milhões de pessoas, são considerados desertos de notícia. Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, ressaltou a importância dos “oásis de notícias” – veículos de imprensa local que desempenham um papel fundamental em suas comunidades.
“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes, grandes agências e grandes plataformas. Esse mercado, muitas vezes invisível, não é atendido, não é desenvolvido. Por isso, colocamos como missão auxiliar esses pequenos veículos e, junto com eles, criar uma rede com capilaridade em todo o país”, afirma Secco.
Atualmente, a Alright tem na sua rede mais de 400 veículos locais de diferentes estados e tamanhos, incluindo líderes regionais e outros em fase de crescimento ou transformação.
Confira os destaques da programação da tarde:
- Abertura – A mentira destrói seu voto (14h – 14h30)
- Convidada: Cármen Lúcia (Ministra do STF e presidente do TSE)
- Jornalismo, Desinformação e seus Efeitos na Periferia (14h30 – 15h25)
- Convidados: Ana Regina Rêgo (Rede Nacional de Combate à Desinformação), Marcelle Chagas Observatório de Gênero, Raça e Territorialidade na Ciência), Daniel Nardin (Amazônia Vox)
- IA e Cultura da Experimentação (15h30 – 16h25)
- Convidados: Eduardo Lundgren (Netflix, Docana), Ricardo Fiorotto (Google), Domingos Secco (Alright), Maria Luiza Borges (Grupo Norte de Comunicação)
- Oásis de Notícias e Modelos de Negócio (16h30 – 17h25)
- Convidados: Marina Pita (Secom/Governo Federal), Samanta do Carmo (Ajor), Sergio Lüdtke (Projor), Regina Bucco (Aner)
- O que Podemos Aprender com um Veículo Nativo Digital? Erros e Acertos do Flow (17h30 – 18h)
- Convidados: Sara Bushwitz (CEO do Flow Podcast), Marlise Brenol (jornalista entrevistadora), Pyr Marcondes (jornalista entrevistador)
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.