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A mentira nas eleições, tecnologia e novos modelos de negócio são alguns dos temas do Alright Summit

Discussões sobre desinformação, tecnologia, modelos de negócio, entre muitos outros temas fazem parte da Alright Summit, evento que ocorre ao longo de toda esta quarta-feira (21), promovido pela pela startup brasileira de mídia Alright, que conecta em sua rede mais de 400 veículos regionais de mídia brasileiro.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fará uma participação especial às 14h, falando da campanha “A Mentira Destrói o Seu Voto”, que o Tribunal está lançando como forma de conscientizar o eleitorado com relação à desinformação, chamada por muitos de fake news.

A campanha é feita em parceria com 12 associações e instituições jornalísticas e tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”. O Portal Norte, que já participa de iniciativas de combate à desinformação, estará presente no evento. A diretora de negócios digitais, Maria Luiza Borges, media um dos painéis.

O evento pode ser acompanhado no canal da Alright no Youtube a partir das 10h e as inscrições podem ser feitas no site da startup. Iniciado às 10h, o encontro se estenderá até as 18h, com discussões que prometem abordar as principais estratégias para fortalecer a mídia regional e combater os desertos de notícias, um dos grandes desafios do jornalismo brasileiro.

Evento Online e Presencial

A Alright Summit ocorre de forma ininterrupta, com transmissão pelo canal da Alright no YouTube, permitindo que participantes de todo o país acompanhem as palestras e painéis. A programação da tarde será transmitida diretamente de Brasília-DF, no Sesi Lab, em um evento presencial reservado apenas para convidados.

Além da ministra Cármen Lúcia, mais de 30 especialistas e líderes do setor de comunicação participarão do evento, entre eles Regina Bucco, diretora executiva da Aner; Sara Bushwitz, CEO do Grupo Flow; Ricardo Fiorotto, do Google; Eduardo Lundgren, da Netflix; Sergio Lüdtke, do Projor; Vitor Bellote, da Seedtag; Almir Rizzatto, da Escola Digitalista; e Marina Pitta, da SECOM Governo Federal.

Segundo dados do Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), 2.712 municípios brasileiros, que abrigam cerca de 30 milhões de pessoas, são considerados desertos de notícia. Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, ressaltou a importância dos “oásis de notícias” – veículos de imprensa local que desempenham um papel fundamental em suas comunidades.

“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes, grandes agências e grandes plataformas. Esse mercado, muitas vezes invisível, não é atendido, não é desenvolvido. Por isso, colocamos como missão auxiliar esses pequenos veículos e, junto com eles, criar uma rede com capilaridade em todo o país”, afirma Secco.

Atualmente, a Alright tem na sua rede mais de 400 veículos locais de diferentes estados e tamanhos, incluindo líderes regionais e outros em fase de crescimento ou transformação.

Confira os destaques da programação da tarde:

Abertura – A mentira destrói seu voto (14h – 14h30)
Convidada: Cármen Lúcia (Ministra do STF e presidente do TSE)

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