O presidente Lula participa do Fórum Empresarial da Cúpula do Brics em Joaesburgo, na África do Sul, onde falou sobre a reaproximação do Brasil com os países africanos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Em Joanesburgo, os líderes do Brics vão discutir, ao longo de três dias, temas como a ampliação do bloco, a criação de uma moeda comum em transações realizadas unicamente por países do grupo, o desenvolvimento das economias, o aquecimento global e a paz mundial. Além do Brasil, fazem parte do grupo a Rússia, China, África do Sul e Índia.

O presidente Lula também citou o interesse em novos integrantes no bloco.

“Esse é um debate que vamos fazer. Inclusive, pra gente possibilitar a entrada de novos países, a gente tem que limitar [a discussão] a uma certa coisa que todo mundo concorde. Se não houver um grau de compromisso dos países que entram no Brics, vira uma Torre de Babel. A gente está construindo isso. Penso que, desse encontro aqui, deve sair uma coisa muito importante sobre a entrada de novos países. Sou favorável à entrada de vários países. A gente vai se tornar forte.”, disse o presidente.

RELACIONADAS:

+ BRICS 2023: Presidente Lula vai à África para reforçar alianças

+ Lula anunciará novos ministros após viagem para Cúpula do Brics

Presidente Lula chega à África do Sul para reunião da cúpula do Brics