Nesta quinta-feira (16), a esposa do ator Bruce Willis atualizou as informações sobre o caso de Afasia, distúrbio neurológico.
O astro de Hollywood estava passando por um processo de avaliação desde 2022, quando apresentou falhas cognitivas.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A afasia é um distúrbio que compromete capacidade de expressão por falar e entendimento.
Na rede social da atriz Demi Moore, que é casada com Bruce Willis, foi revelado o diagnóstico específico do ator.
Após as avaliações, Bruce foi diagnosticado com Demência Frontotemporal.
O ator, agora com 67 anos, enfrenta a doença, que não há tratamento.
O que é Demência Frontotemporal?
A Demência Frontotemporal, conforme o site Tua Saúde, é um conjunto de demências que atingem os lobos frontais.
Essa região do cérebro é responsável pelo processamento de informação, pelas funções motoras, regulação de emoções, entre outros.
Esse distúrbio pode interferir, principalmente, no processamento de informação, na capacidade de falar e entender.
O distúrbio tem a tendência de piorar com o tempo e normalmente surge nas faixas 45 a 65 anos.
Por não ter perspectiva de evolução positiva, o único tratamento para esse distúrbio é referente à redução dos sintomas.
O diagnóstico é feito através de exames de imagem, testes neuropsicológicos, entre outros.
RELACIONADAS
+ Bruce Willis é diagnosticado com afasia e se afasta da carreira, revela família
+ Sede excessiva ou perda de peso inexplicável são sintomas do diabetes; saiba mais
+ Doença do tatu: Piauí confirma morte de jovem; conheça os sintomas e transmissão da enfermidade
Diagnóstico de Bruce Willis
Na postagem a atriz declarou que o estado do marido, Bruce Willis, progrediu desde o anúncio em 2022.
Agora, com o diagnóstico em mãos, Demi declara que “é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.”
Ela destaca que, apesar de ser um momento doloroso, ter o diagnóstico é uma maneira de compreender o que Bruce está enfrentando.
A atriz agradeceu as mensagens direcionadas ao Bruce e reiterou que o momento deve ser usado para levar informação sobre o distúrbio.
Demi enfatiza que o marido “sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes”.
Confira a declaração na íntegra
“Como família, queríamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos pela demonstração de amor e compaixão por Bruce nos últimos dez meses. Sua generosidade de espírito tem sido impressionante, e estamos tremendamente gratos por isso. Por sua gentileza e porque sabemos que você ama Bruce tanto quanto nós, gostaríamos de atualizá-lo.
Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.
FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa.
Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias.
A nossa é apenas uma família com um ente querido que sofre de FTD, e encorajamos outras pessoas que o enfrentam a buscar a riqueza de informações e apoio disponível através do AFTD (@theaftd, theaftd.org). E para aqueles que tiveram a sorte de não ter nenhuma experiência pessoal com o FTD, esperamos que você reserve um tempo para aprender sobre isso e apoie a missão do AFTD da maneira que puder.
Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível.
Emma, Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn”.
*Sob supervisão de Francisco Santos