Neste domingo, 3, uma explosão atingiu uma multidão em frente à entrada de uma mesquita no centro de Cabul, capital do Afeganistão, deixando vários civis mortos.

Os portões da Mesquita Eidgah foram o alvo da explosão, onde um funeral da mãe do porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, estava sendo realizado.

A conta do porta-voz no Twitter também confirma a explosão.

 

 

“A explosão de uma bomba abalou uma reunião de civis perto da entrada da Mesquita Eidgah, em Cabul, deixando vários civis mortos”, diz a publicação acima.

Outras postagens nas redes sociais descreveram a explosão como uma ‘grande detonação’ e os serviços de emergência estão a caminho do local.

_______________________

RELACIONADAS

Pentágono admite erro em ataque que matou civis, incluindo crianças, em Cabul

Pertences de afegãos desesperados enchem mercados de Cabul

Talibã reprime manifestação por direitos das mulheres em Cabul

__________________________

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque. No entanto, segundo o analista internacional da CNN, Lourival Sant’Anna, o ataque teria sido praticado pelo grupo IS Khorasan (ISIS-K), afiliado ao Estado Islâmico.

Sobre o ataque ter acontecido no local do funeral da mãe do principal porta-voz do Talibã, Sant’Anna avalia que Zabihullah Mujahid é uma ‘figura proeminente’ do Talibã.

“Ele era um alvo claro e ‘nobre’. Ele é uma figura proeminente, o rosto do Talibã para o mundo. Atacá-lo seria altamente vantajoso e eles conseguiram”, disse.

O ISIS-K é uma dissidência do Talibã, formada por militantes que consideraram que o Talibã não estava mais seguindo os princípios do movimento.

Para Sant’Anna, o ISIS-K quer provar que o fato do Talibã ter tomado o poder no Afeganistão não significa que a população viverá em segurança.

“O ISIS-K tenta trazer o medo à população para minar confiança e apoio da população ao Talibã”. O grupo é formado por cerca de 3 mil militantes.

___________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Auxílio emergencial: Caixa paga neste domingo parcela a nascidos em dezembro

 

Mega-Sena: sorteio acumula e pode pagar R$ 35 milhões

 

Manaus terá cinco pontos estratégicos de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda

 

Por crime de injúria, Antonia Fontenelle é condenada a indenizar Felipe Neto em R$63 mil

 

Pfizer completa 100 milhões de doses entregues ao Brasil