60 municípios receberão a visita da Controladoria-Geral da União (CGU) neste mês para investigação cadastral de famílias que possuem apenas um integrante e este está inscrito no CadÚnico.  

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

Entre os dias 16 e 20 de outubro o órgão deve entrevistar beneficiários, conselheiros e gestores locais, além de realizar o cruzamento de dados.  

O Cadastro Único é um mapa das famílias de baixa renda do país, com estes dados é possível entender quem são essas pessoas, como elas vivem e quais são as formas de levar qualidade de vida para os cadastrados.  

 Segundo o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome, famílias que tem uma renda mensal de até meio salário-mínimo por integrante pode se cadastrar, inclusive integrantes que moram sozinhos.  

No último ano o órgão explica que muitas pessoas que realizaram o cadastro na plataforma informando morar sozinha, reside com a família. O que é ruim pois deixa outras famílias sem o benefício.  

Para cancelar o cadastro é preciso acessar o site do CadÚnico ou baixar o aplicativo da plataforma. Mas caso more sozinho é preciso se dirigir a um posto de atendimento do Cadastro Único para realizar a atualização cadastral.  

Os dados coletados são usados para realizar o pagamento de auxílios governamentais como o Bolsa família.

 RELACIONADAS

+ CadÚnico: novos documentos são exigidos para inscrição; confira

+ ‘Vamos fazer uma atualização de todo o CadÚnico’, diz Wellington Dias