O projeto “Câmara Cidadã”, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vai acontecer nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), no Centro de Convivência da Família Padre Vignola, na Zona Norte de Manaus.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento reformulado pelo presidente da Casa, Caio André (Podemos), tem o objetivo de levar o parlamento para mais perto da população manauara e atender às demandas e denúncias.

A iniciativa também oferece serviços públicos, e os interessados também poderão utilizar atendimentos psicossociais, jurídicos e oferta do programa “Crédito Solidário” para microempreendedores.

“Levar o poder legislativo para junto da população é um anseio há muito esperado por toda a cidade de Manaus, principalmente pelas regiões mais periféricas […] é isso que a gente busca”, destacou o vereador.

A tribuna popular é um dos pontos mais importantes da ação, em que os vereadores estarão, na totalidade, ouvindo as demandas da população da região.

Segundo o presidente, as contestações serão traduzidas em ações políticas para levá-las aos âmbitos do executivo.

“Os vereadores estarão lá, numa tribuna, em uma sessão oficial da Casa, ouvindo as demandas da população da Zona Norte da cidade de Manaus e traduzindo tudo isso em requerimentos, indicações, cobrança no executivo estadual e municipal, para que os serviços públicos sejam atendidos para essa parcela da população”, enfatizou.

Uma das novidades do projeto é a oferta de aulas esportivas, como de zumba e outras atividades após os atendimentos.

Centro de Convivência da Família Padre Vignola, na Zona Norte de Manaus - Foto: Divulgação/Secom
Centro de Convivência da Família Padre Vignola, na Zona Norte de Manaus – Foto: Divulgação/Secom

Serviços no Câmara Cidadã

Outros órgãos também estarão presentes como a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

As equipes farão consulta de contratos, levarão orientações aos consumidores, cadastro para emprego e emissão de Carteira de Trabalho Digital, entre outros serviços. 

Demais serviços do projeto:

  • Distribuição de mudas;
  • Vacinação antirrábica;
  • Vacinação contra Influenza e Covid-19;
  • Cadastro no CadÚnico;
  • Emissão do cartão Passa Fácil;
  • Atendimentos pelo Ônibus Itinerante da Mulher;
  • Encaminhamento para a Rede de Atendimento à Criança e do Adolescente. 

Concessionárias como a Águas de Manaus, Amazonas Energia e Claro Manaus farão negociações e darão suporte para os clientes.

O vereador Caio André também lembra que a CMM também promoverá os cursos oferecidos pela Casa.

“A própria Câmara com sua atividade da sua escola legislativa, oferecendo cursos de EAD, a pessoa pode se inscrever lá e participar de cursos à distância e também cursos presenciais”, disse.

A expectativa é de que o número de atendimentos passem as edições anteriores, que marcaram quase 10 mil.

Veja entrevista do vereador Caio André no programa Agora

Como chegar ao Centro de Convivência Padre Vignola

Centro de Convivência da Família Padre Vignola, na Zona Norte de Manaus, fica próximo à avenida Noel Nutels, Cidade Nova - Foto: Reprodução/Google Maps
Centro de Convivência da Família Padre Vignola, na Zona Norte de Manaus, fica próximo à avenida Noel Nutels, Cidade Nova, na altura do 9º Cartório de Registro Civil – Foto: Reprodução/Google Maps

RELACIONADAS

+ ‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 20 mil atendimentos à população

+ CMM fará representação contra construção de aterro em área de proteção