O projeto “Câmara Cidadã”, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vai acontecer nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), no Centro de Convivência da Família Padre Vignola, na Zona Norte de Manaus.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O evento reformulado pelo presidente da Casa, Caio André (Podemos), tem o objetivo de levar o parlamento para mais perto da população manauara e atender às demandas e denúncias.
A iniciativa também oferece serviços públicos, e os interessados também poderão utilizar atendimentos psicossociais, jurídicos e oferta do programa “Crédito Solidário” para microempreendedores.
“Levar o poder legislativo para junto da população é um anseio há muito esperado por toda a cidade de Manaus, principalmente pelas regiões mais periféricas […] é isso que a gente busca”, destacou o vereador.
A tribuna popular é um dos pontos mais importantes da ação, em que os vereadores estarão, na totalidade, ouvindo as demandas da população da região.
Segundo o presidente, as contestações serão traduzidas em ações políticas para levá-las aos âmbitos do executivo.
“Os vereadores estarão lá, numa tribuna, em uma sessão oficial da Casa, ouvindo as demandas da população da Zona Norte da cidade de Manaus e traduzindo tudo isso em requerimentos, indicações, cobrança no executivo estadual e municipal, para que os serviços públicos sejam atendidos para essa parcela da população”, enfatizou.
Uma das novidades do projeto é a oferta de aulas esportivas, como de zumba e outras atividades após os atendimentos.
Serviços no Câmara Cidadã
Outros órgãos também estarão presentes como a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).
As equipes farão consulta de contratos, levarão orientações aos consumidores, cadastro para emprego e emissão de Carteira de Trabalho Digital, entre outros serviços.
Demais serviços do projeto:
- Distribuição de mudas;
- Vacinação antirrábica;
- Vacinação contra Influenza e Covid-19;
- Cadastro no CadÚnico;
- Emissão do cartão Passa Fácil;
- Atendimentos pelo Ônibus Itinerante da Mulher;
- Encaminhamento para a Rede de Atendimento à Criança e do Adolescente.
Concessionárias como a Águas de Manaus, Amazonas Energia e Claro Manaus farão negociações e darão suporte para os clientes.
O vereador Caio André também lembra que a CMM também promoverá os cursos oferecidos pela Casa.
“A própria Câmara com sua atividade da sua escola legislativa, oferecendo cursos de EAD, a pessoa pode se inscrever lá e participar de cursos à distância e também cursos presenciais”, disse.
A expectativa é de que o número de atendimentos passem as edições anteriores, que marcaram quase 10 mil.
Veja entrevista do vereador Caio André no programa Agora
Como chegar ao Centro de Convivência Padre Vignola
RELACIONADAS
+ ‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 20 mil atendimentos à população
+ CMM fará representação contra construção de aterro em área de proteção