A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, aprovou nesta sexta-feira (23) um pacote de auxílio de US$ 45 bilhões para a Ucrânia.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A aprovação ocorre depois de uma visita a Washington do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, que ainda conseguiu a promessa de envio de mísseis Patriot para ajudar a afastar ataques da Rússia.

O novo pacote à Ucrânia, parte de um projeto de lei de financiamento do governo de 1,66 trilhão de dólares, aprovado no Senado um dia antes, agora será enviada para sanção do presidente dos EUA, Joe Biden.

RELACIONADAS

Biden anuncia pacote bilionário e envio de sistema Patriot à Ucrânia

+ Presidente Joe Biden condena ataques com mísseis russos na Ucrânia

+ Após Putin fazer ameaças, Biden diz que não permitirá ‘guerra nuclear’

Com a aprovação, Câmara evitou paralisação

A aprovação evitou a paralisação do governo federal, que teria ocorrido na noite desta sexta caso nenhuma regulamentação orçamentária fosse sancionada.

A assistência militar e econômica já incluía uma assistência no valor de cerca de 50 bilhões de dólares enviada à Ucrânia este ano, bem como as sanções impostas à Rússia pelo Ocidente, que agora incluem um teto para os preços do petróleo russo.

A Rússia respondeu ao limite imposto na sexta-feira, ameaçando cortar a produção de petróleo entre 5% e 7% no início do próximo ano, interrompendo as vendas para países que apoiam a medida.