Um salão de beleza em Boa Vista, em Roraima, está promovendo uma campanha de doação de cabelo em apoio às mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

A campanha segue até o dia 31 de outubro. Após isso, os cabelos doados servirão para a confecção de perucas.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A proposta da campanha é sensibilizar os clientes do salão a doar cabelo e lenços e ajudar às mulheres nesse momento desafiador do tratamento. Muitas delas enfrentam a perda de cabelo.

Por isso, o Salão idealizou a campanha, em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer e o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa.

Campanha “Doe e Compartilhe Felicidade”.

A idealizadora da campanha, Gil Costa, explica que ao doar o cabelo, o cliente ganha o corte de graça. O tamanho mínimo para doação é 20 centímetros de comprimento.

“Por meio da Liga Roraimense de Combate ao Câncer e do Chame, conseguimos fechar parcerias para a confecção de perucas que são doadas às pacientes em tratamento”, pontuou.

Os cortes para doação de cabelo estão sendo realizados em dias e horários específicos.

Isso permite, portanto, que pessoas interessadas em contribuir possam visitar o Salão e receber um corte gratuito como incentivo adicional para participar da causa nobre.

Gil Costa Salão Roraima
Gil Costa é dona de salão e idealizou o movimento para doação de cabelo – Foto: Somos Daguerre

Além do corte gratuito o cliente colabora, principalmente, com famílias em situação de vulnerabilidade. Cada vez que alguém doar os cabelos, o estabelecimento se compromete a doar uma cesta básica.

Já os lenços arrecadados serão doados às pacientes em tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon-RR) do Hospital Geral de Roraima.

Prazer em colaborar motivou a campanha

Gil Costa se diz emocionada sobre colaborar com as pessoas que necessitam de um carinho a mais em momentos difíceis, como no tratamento de câncer.

“Me sinto grata a Deus por me dar condições para eu poder contribuir para realização dessa campanha e saber o quão deixarei pessoas mais felizes com pequenos gestos. O pouco para quem doa é o bastante para quem recebe”, declarou.

A campanha segue até o final do mês de outubro. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o Salão, pelos telefones (95) 99970-9075 e (95) 98125-2400.

Mais casos de câncer de mama em Roraima são registrados

A Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou neste mês de outubro dados sobre diagnósticos de câncer de mama em Roraima. De janeiro a agosto foram registrados 101 novos casos.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), os casos mais incidente no país são de mamas.

Na Região Norte, estimam-se 24,99 novos casos por 100 mil mulheres.

De acordo com os dados da Sesau, março foi o mês com maior incidência. No total, 17 mulheres receberam diagnóstico da doença.

O colo de útero também aparece no ranking com um número expressivo. Foram realizados 50 procedimentos nos últimos oito meses.

Diagnóstico precoce é fundamental no combate ao câncer

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura contra o câncer.

De acordo com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), o autoexame e a mamografia são essenciais para um tratamento eficaz.

Em Roraima, as pacientes recebem o diagnóstico por meio do Centro de Referência da Mulher, localizado na avenida Cap. Júlio Bezerra, 1632, bairro Aparecida.

Após o diagnóstico, o tratamento é realizado na Unidade de Alta Complexidade em Oncolongia de Roraima (Unacom).

RELACIONADAS

+ Mais de 100 casos de câncer de mama foram registrados em RR neste ano

+ VÍDEO: DPE realiza capacitação sobre Lei Maria da Penha com profissionais da beleza em RR