A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou em Brasília, nesta quarta-feira (14), o evento de lançamento do programa “Ciência é 10!” – Ofertas 2023.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O objetivo da ação é promover a qualificação de professores e levar atividades cientificas e tecnológicas aos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

A proposta também busca contribuir para o aumento da consciência crítica e capacidade de aprendizado dos estudantes.

O lançamento do programa contou com a participação da ministra da ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos; da presidente da Capes, Mercedes Bustamante; do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manoel Palácios, e do representante do Ministério da Educação (MEC) e secretário de educação profissional e tecnológica, Getúlio Marques.

Mercedes Bustamante destacou o letramento científico e o impacto que o projeto gera na educação básica.

“O desenvolvimento que nós queremos para o Brasil com sustentabilidade, com justiça social, sobre um novo marco de proteção de diretos, das pessoas e da natureza, ele depende dessa fundação, que é a educação que dá. É por isso que é muito importante esse investimento que a Capes faz na formação de professores. É aquele ditado “o professor é a profissão que forma todas as outras profissões”. É basicamente isso que nós estamos construindo, essa porta pra formação para todas as outras áreas que são relevantes pra nossa sociedade também”, lembrou a presidente da Capes. 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que o programa Ciência é 10! valoriza o trabalho do professor e da professora no Brasil, e a pasta está trabalhando para apoiar estas ações.

“Os desafios são múltiplos. Primeiro, estimular cada vez mais a carreira da iniciação científica, por isso que nós ajustamos depois de dez anos as bolsas de Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nós estamos procurando iniciar tudo que é iniciativa de infraestrutura para os laboratórios, para que a gente amplie ainda mais a nossa capacidade, a nossa produção de conhecimento, que já é bastante significativa, mas para que possibilite um forte programa de inclusão e estímulo para esse mundo admirável novo, que são as descobertas, que é a produção de conhecimento”, enfatizou.

O professor de ciências Wellington Eduardo Moreira, de Goiás, participou da última etapa do Ciência é 10! e compartilhou a experiência com o público. Ele destacou a transformação que o programa promove.

“Entender que algo prático e simples pode transformar a vida dos estudantes e fazer com que assimilem melhor conteúdos relacionados à física, sendo protagonistas e colaborando com sua formação de maneira ativa foi algo incrível”, ressaltou o professor.

Ciência é 10!

O Ciência é 10! é uma iniciativa da Capes que teve início em 2017. Ele faz parte do Programa Ciência na Escola, elaborado em conjunto com o MEC, Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC) e CNPq.

O programa permite que professores recebam formação para trabalhar a temática da ciência e tecnologia em sala de aula, enquanto os alunos participam de atividades práticas e lúdicas que despertam o interesse pela ciência e tecnologia.

As ofertas dos cursos acontecem por meio de editais da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema da Capes que integra e articula as universidades públicas com os governos federais, estaduais e municipais através de ensino à distância.

Vagas

Entre 2023 e 2024, oito mil vagas devem ser preenchidas pelo programa Ciência é 10!, para a formação continuada de professores da rede pública de ensino.

A partir de agosto, o total de 3.142 vagas serão distribuídas entre 13 estados e 18 instituições de ensino superior. Outras 4.858 vagas devem ser ofertadas no próximo ano.  

Número de vagas por estado

Amapá – 200 vagas;

Bahia – 380 vagas;

Ceará –  396 vagas;

Distrito Federal- 150 vagas;

Maranhão- 150 vagas;

Minas Gerais- 516 vagas;

Mato Grosso do Sul – 270 vagas;

Pernambuco – 150 vagas;

Rio Grande do Norte – 150 vagas;

Rio Grande do Sul – 300 vagas;

Santa Catarina- 150 vagas;

São Paulo –  180 vagas;

Tocantins – 150 vagas.

Veja como foi o lançamento do “Ciência é 10!” 2023

RELACIONADAS

+ ‘Falhou miseravelmente’, diz Lula sobre alfabetização no Brasil

+ AM anuncia reajuste de 8% para profissionais da educação da rede pública

+ Bloqueio orçamentário: ‘educação e saúde estarão de fora’, diz Tebet

*Sob supervisão