Mais 15 carcaças de botos no Lago Tefé, no município de Tefé, no Amazonas, foram encontradas na tarde desta segunda-feira (2).

Os animais foram encontrados por meio da ação emergencial de acompanhamento e possível retirada dos botos do lado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A notificação de que os mamíferos tinham sido recuperados e encaminhados para a necropsia, foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

A morte de mais de 100 mamíferos aquáticos, como botos vermelhos e tucuxi que vivem no local, foi o que mobilizou a realização da ação emergencial.

Equipes de veterinários e servidores do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da Divisão de Emergência Ambiental foram enviadas no sábado (30) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o intuito de apurar a causa da morte desses animais.

Mais de 21 voluntários chegaram nesta segunda-feira para ajudar ao longo do dia.

A mobilização conta com o monitoramento dos animais ainda vivos, busca e recolhimento de carcaças, coleta de amostra de água para análise e acompanhamento da temperatura da água.

Segundo informações do instituto Mamirauá repassadas à Agência Brasil, ainda não tem atualizações sobre o resgate dos animais ainda vivos presentes no lago.

O Mamirauá lançou uma nota, na sexta (29), pedindo para que os residentes próximos ao Lago Tefé evitassem o contato com a água do lago.

A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Mamirauá, Miriam Marmontel disse em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, no sábado (30), que esses animais são os primeiros a serem afetados com mudanças provocadas no ambiente por atuarem como sentinelas da qualidade da água. Nenhum novo boto morto foi identificado.

RELACIONADAS

+ Moradores de Tefé mostram animais mortos boiando em rio no Amazonas

+ Botos-cinza surgem mortos em praias de SC por interferência humana

+ VÍDEO: homem pesca filhote de boto e suposta mãe ronda embarcação