A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na terça-feira (5), 89 metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente. A fiscalização ocorreu no quilômetro 200 da BR-222, no município de Marabá, no Pará.

Por volta das 10h, uma equipe da PRF realizava fiscalização de veículos de carga quando abordou um caminhão transportando madeira da espécie Acapu.

Durante os procedimentos de fiscalização e inspeção da carga, a equipe da Polícia Rodoviária Federal identificou que a Guia Florestal (GF) apresentada pelo condutor era falsa. A Guia Florestal é um documento de controle obrigatório.

O documento é utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final.

O caminhão e a carga foram apreendidos e encaminhados à Polícia Federal de Marabá. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.