A maior parte do sudeste do Caribe está sob alerta desde sábado (29) devido à tempestade tropical Beryl, que os meteorologistas preveem que possa se fortalecer nas próximas 24 a 48 horas até se tornar o primeiro furacão do ano.

O furacão Beryl está movendo para o oeste, logo ao sul de Barbados, e deve passar pelas ilhas de Barlavento na manhã desta segunda-feira (1), com São Vicente, Granadinas e Granada em maior risco de serem atingidos pelo núcleo da tempestade.

Uma tempestade perigosa de categoria 3 colocou em perigo várias comunidades com ventos e inundações repentinas.

A chegada do furacão Beryl marca o início excepcionalmente precoce e o mais devastador da temporada de furacões no Atlântico.

Atingiu a força da categoria 4 no domingo (30), tornando-se a primeira tempestade com tal força já registrada no Oceano Atlântico e a única tempestade da categoria 4 já registrada no mês de junho. 

O que dizem as autoridades sobre o furacão Beryl?

Os moradores da ilha estavam lutando para terminar os preparativos finais de emergência na noite de domingo, mesmo com a aproximação de ventos fortes de tempestade tropical.

As autoridades locais alertam para impactos potencialmente catastróficos, incluindo danos às casas, cortes generalizados de energia e ameaças à segurança dos residentes.

“Quero que todos em São Vicente e Granadinas levem este assunto muito a sério”, disse o primeiro-ministro Ralph Gonsalves. “Há algumas pessoas que esperam o melhor e todos devemos fazer isso, mas todos temos que nos preparar para o pior”.

Inicio para temporadas de furacões

Beryl está inaugurando um início incomum precoce de uma temporada de furacões que os meteorologistas alertaram que será hiperativa. Beryl é o primeiro grande furacão definido como categoria 3 ou superior no Atlantico em 58 anos.

Beryl também estabeleceu o recorde de furacão mais oriental formado no Atlântico Tropical em junho, batendo o recorde anterior estabelecido em 1933.

Os meteorologistas do Serviço Meteorológico Nacional preveem de 17 a 25 tempestades nomeadas nesta temporada, com até 13 delas se tornando furacões.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.