Ícone do site Portal Norte

Caribe em alerta por tempestade tropical Beryl, que pode virar furacão

Caribe em alerta por tempestade tropical Beryl, que pode virar furacão

Caribe em alerta por tempestade tropical Beryl, que pode virar furacão - Foto: Reprodução/Pexel

A maior parte do sudeste do Caribe está sob alerta desde sábado (29) devido à tempestade tropical Beryl, que os meteorologistas preveem que possa se fortalecer nas próximas 24 a 48 horas até se tornar o primeiro furacão do ano.

O furacão Beryl está movendo para o oeste, logo ao sul de Barbados, e deve passar pelas ilhas de Barlavento na manhã desta segunda-feira (1), com São Vicente, Granadinas e Granada em maior risco de serem atingidos pelo núcleo da tempestade.

Uma tempestade perigosa de categoria 3 colocou em perigo várias comunidades com ventos e inundações repentinas.

A chegada do furacão Beryl marca o início excepcionalmente precoce e o mais devastador da temporada de furacões no Atlântico.

Atingiu a força da categoria 4 no domingo (30), tornando-se a primeira tempestade com tal força já registrada no Oceano Atlântico e a única tempestade da categoria 4 já registrada no mês de junho. 

O que dizem as autoridades sobre o furacão Beryl?

Os moradores da ilha estavam lutando para terminar os preparativos finais de emergência na noite de domingo, mesmo com a aproximação de ventos fortes de tempestade tropical.

As autoridades locais alertam para impactos potencialmente catastróficos, incluindo danos às casas, cortes generalizados de energia e ameaças à segurança dos residentes.

“Quero que todos em São Vicente e Granadinas levem este assunto muito a sério”, disse o primeiro-ministro Ralph Gonsalves. “Há algumas pessoas que esperam o melhor e todos devemos fazer isso, mas todos temos que nos preparar para o pior”.

Inicio para temporadas de furacões

Beryl está inaugurando um início incomum precoce de uma temporada de furacões que os meteorologistas alertaram que será hiperativa. Beryl é o primeiro grande furacão definido como categoria 3 ou superior no Atlantico em 58 anos.

Beryl também estabeleceu o recorde de furacão mais oriental formado no Atlântico Tropical em junho, batendo o recorde anterior estabelecido em 1933.

Os meteorologistas do Serviço Meteorológico Nacional preveem de 17 a 25 tempestades nomeadas nesta temporada, com até 13 delas se tornando furacões.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile