Com a proximidade do Carnaval, começa a preocupação do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima para manter os estoques de sangue abastecidos para atender às possíveis demandas dos hospitais públicos e privados durante o período festivo.

Visando atrais mais doadores, foi feita uma parceria entre o Hemoraima e o bloco de Carnaval Canaimé.

A iniciativa visa promover a doação voluntária de sangue, contribuindo para garantir o abastecimento dos hospitais da rede pública e privada do Estado.

Parceria para período de carnaval

A assistente social do Hemoraima, Terezinha Khan, destacou a importância da parceria com o bloco Canaimé para este período.

“O bloco Canaimé é um grande parceiro e vai contribuir com o Hemocentro trazendo seus foliões para fazer um grande ato de solidariedade e amor ao próximo, doando sangue. Para nós, esta ação ajudará a aumentar o nosso estoque, tendo em vista o feriado do Carnaval”, disse Khan.

Como parte da estratégia para motivar a população, uma blitz de incentivo à doação está sendo realizada nesta quarta-feira, 31, em frente ao Hemoraima.

O bloco Canaimé também propôs uma dinâmica adicional, oferecendo desconto na aquisição do abadá para aqueles que comparecerem ao Hemocentro.

Carnaval: Hemoraima faz ação para atrair doadores de sangue em Boa Vista
Doadores de sangue no Hemoraima – Foto: Sesau/Divulgação

Como ser um doador de sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns critérios, estabelecidos pela unidade.

Precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

Durante a doação, é essencial apresentar um documento oficial com foto. No caso de menores de 18 anos, é necessário ter o consentimento formal dos pais ou responsável legal.

O processo de doação envolve um cadastro, seguido de uma entrevista e triagem.
.