Influenciada nos trenzinhos de rua dos anos 80 e 90 e conhecida por animar eventos, a ‘Carreta Furacão’ é um sucesso no Brasil há quase uma década.
Isso porque, o trenzinho da alegria nasceu em 2007, mas só virou febre no país em 2016.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Criada pelo casal Welligton Cardoni e Fabiana de Souza, a carreta começou a ‘rodar’ somente pelas ruas de Ribeirão Preto, em São Paulo.
Nove anos depois, um vídeo dos personagens no Youtube alcançou milhões de visualizações e tornou os animadores um sucesso não só em São Paulo, mas em todo o país.
Antes do surgimento de diversos trenzinhos por muitas cidades do Brasil, o grupo de Ribeirão Preto realiza sozinho turnês.
Os primeiros personagens infantis que surgiram foram Fofão, Popeye, Mickey e Capitão América.
No entanto, não demorou para o grupo se tornar alvo da Justiça.
2016
Orival Pessini, que deu vida ao Fofão na TV, proibiu que a Carreta Furacão levasse o personagem para a manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.
O humorista morreu no mesmo ano e seus filhos entraram na Justiça com um pedido de direitos autorais pelo uso ‘indevido’ do personagem. Eles cobravam R$ 500 mil.
RELACIONADAS
+ Inspirados na Carreta Furacão, bonecos viralizam ao dançar ‘MC Pipokinha’
+ Super Mario Bros. se torna 3ª maior bilheteria de um filme animado
+ VÍDEO: crise no multiverso? Homem-Aranha, Pantera Negra e Mario brigam no Rio
Com isso, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu proibir o grupo de explorar o personagem.
Na época, em entrevista ao G1, Fabiana de Souza contou que teve a ideia de repaginar e trocar o nome de Fofão para Fonfon.
“A roupa dele é uma camisa listrada, com macacão jeans, escrita com um F, o nosso é todo colorido, então não tem nada a ver, pode falar que é parente do Fofão”, explicou a empresária.
Episódio recente
Um vídeo de integrantes de dois Trenzinhos da carreta furacão de Teresópolis na Região Serrana do Rio viralizaram nas redes sociais nesta semana.
Nas imagens, é possível ver uma pancadaria generalizada na rua, próximo a idosos e crianças.
De acordo com a apuração do Portal Norte, o Homem-Aranha, que aparece apanhando nas imagens, vai passar por uma cirurgia no nariz na quinta-feira (8).
Uma fonte ouvida para esta reportagem afirmou que o animador já precisava realizar o procedimento antes mesmo da confusão.
Em nota, a Prefeitura de Teresópolis disse que exigiu que todos os colaboradores envolvidos no conflito fossem afastados imediatamente do trabalho.
“As empresas foram notificadas e receberam prazo máximo de 72 horas para comprovar ao Município o cumprimento da exigência, de caráter obrigatório.”
Veja uma parte da nota:
“A falta de comprovação dessas ações acarretarão em severas consequências para a permissão da atividade em espaço público, inclusive com a cassação da permissão, suspensão das atividades e aplicação de sanções administrativas e jurídicas cabíveis.
A Prefeitura de Teresópolis salienta que a notificação tem caráter de urgência, visando a preservação da segurança, da ordem pública e da boa imagem do município de Teresópolis.”
Uma das empresas envolvidas na pancadaria também usou as redes sociais para esclarecer e repudiar o incidente.
De acordo com a TereTrem da Alegria, o fato está sendo investigado e medidas necessárias para que situações similares não aconteçam estão sendo tomadas.
Nota da TereTrem da Alegria na íntegra:
Processo Seletivo
Se você tem vontade de fazer parte do grupo, fique ligado!
A Carreta Furacão vai realizar um processo seletivo para escolher um novo personagem para o trenzinho.
A data ainda não foi divulgada, mas as informações estão sendo divulgadas no perfil oficial da carreta no Instagram.
Para mais detalhes: @carretafuracaooficial