Uma carta endereçada ao presidente americano Joe Biden foi enviada por 46 deputados democratas da Câmara dos Estados Unidos após os atos criminosos em Brasília, no domingo (8).

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

Eles pedem a revogação de qualquer visto diplomático que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa ter para permanecer nos EUA.

Segundo o documento, Bolsonaro pode ter entrado no país com o visto A1, reservado para visitas diplomáticas ou oficiais.

O texto pede uma revisão da situação do ex-presidente no país.

RELACIONADAS

+ Jair Bolsonaro é internado com dores abdominais nos Estados Unidos

+ Parlamentares criticam Bolsonaro e pedem extradição dele dos EUA

Bolsonaro voou para a Flórida no dia 30 de dezembro, um dia antes da posse do presidente Lula.

A carta ainda pede que as autoridades americanas cooperem com as investigações “de qualquer papel que o Sr. Bolsonaro ou aqueles ao seu redor desempenharam nos eventos de 8 de janeiro e quaisquer crimes que ele cometeu quando estava no cargo”.

Além disso, o documento ainda pede que o governo de Joe Biden realize investigações sobre apoiadores e financiadores norte-americanos dos atos antidemocráticos do último dia 8.

“Responsabilizar, conforme apropriado, quaisquer atores baseados na Flórida que possam ter financiado ou apoiado os crimes violentos de 8 de janeiro”, ressalta o documento.

Bolsonaro afirmou, em entrevista à CNN, que programou ficar até o fim de janeiro nos Estados Unidos, mas deve voltar antes para o Brasil.